Grupo Ultra apresenta seu Relatório Integrado 2020

O Grupo Ultra divulga seu Relatório Integrado 2020 com dados que cobrem o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020 e abrangem a Holding e os principais negócios do Grupo: Ultragaz, Ultracargo, Oxiteno, Ipiranga e Extrafarma.

Um dos destaques positivos do ano ficou por conta dos resultados financeiros, conquistados com base nos focos de crescimento com rentabilidade e de disciplina de custos, que alcançou números crescentes apesar da forte crise sanitária e econômica, desencadeada por conta da pandemia de Covid-19. A rápida capacidade de adaptação garantiu a continuidade das operações nos negócios, preservando a solidez financeira da Companhia, que apresentou índices positivos em todos os negócios, exceto Ipiranga, cuja atividade foi diretamente afetada pelas medidas de isolamento social e restrições à mobilidade.

Ultra

Durante o período, merece também destaque as evoluções em temas relacionados a ESG. Por mais um ano, a Companhia foi destaque no índice Carbon Disclosure Project (CDP), obtendo novamente a nota B na dimensão Mudanças Climáticas, superando a média regional da América do Sul e do setor de varejo de óleo e gás, classificados no score D e alcançando a mesma nota na classificação de Segurança Hídrica, que marca positivamente sua estreia nesta categoria.

Já no relacionamento com o entorno, o Grupo investiu R$ 57 milhões em iniciativas de responsabilidade social em 2020, sendo R$ 37 milhões destes destinados às ações de combate à pandemia, como a doação de insumos e equipamentos hospitalares, alimentos para populações carentes, apoio à cadeia de valor, entre outras.

  • Só clique aqui se já for investidor

Desenvolvimento de ações

No desenvolvimento de ações em ética e integridade, 96% dos colaboradores foram treinados em temas anticorrupção. O Grupo também realizou 15 mil pesquisas reputacionais para apoiar a contratação de fornecedores, prestadores de serviços e parceiros de negócios, bem como o monitoramento contínuo sobre as partes relacionadas, para preservar a idoneidade das transações.

Por fim, no que tange ao desenvolvimento de pessoas, cada colaborador concluiu 23 horas de treinamento em média, o que contribui diretamente com o aprimoramento profissional. O Grupo Ultra fechou o ano com mais de 15 mil colaboradores.

Trajetória

Por estas e outras realizações, é possível demonstrar os avanços desta trajetória em ESG, que inclui ainda a conclusão do primeiro processo de materialidade na Ultracargo, Ipiranga e Extrafarma, a atualização da matriz de materialidade da Ultragaz e o lançamento do Plano Estratégico de Sustentabilidade da Oxiteno, com ambições para 2030.

O diretor-presidente do Grupo Ultra, Frederico Curado, ressaltou o momento da companhia. “Os objetivos da Holding Ultrapar são garantir que haja mais convergência entre as ações desenvolvidas em cada empresa, em torno de nossos temas materiais e que os impactos positivos de nossas atividades sejam potencializados. A definição das ambições para 2030 reforçará nosso compromisso com a sustentabilidade”.

Diretrizes

Além de estar em conformidade com as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI),  inspirado nas diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC), para apresentar os resultados da organização a partir de um pensamento integrado, a publicação inicia seu trabalho de reportar alguns indicadores da metodologia Sustainability Accounting Standards Board (SASB).

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais