O Grupo Ultra divulga seu Relatório Integrado 2020 com dados que cobrem o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020 e abrangem a Holding e os principais negócios do Grupo: Ultragaz, Ultracargo, Oxiteno, Ipiranga e Extrafarma.
Um dos destaques positivos do ano ficou por conta dos resultados financeiros, conquistados com base nos focos de crescimento com rentabilidade e de disciplina de custos, que alcançou números crescentes apesar da forte crise sanitária e econômica, desencadeada por conta da pandemia de Covid-19. A rápida capacidade de adaptação garantiu a continuidade das operações nos negócios, preservando a solidez financeira da Companhia, que apresentou índices positivos em todos os negócios, exceto Ipiranga, cuja atividade foi diretamente afetada pelas medidas de isolamento social e restrições à mobilidade.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=lB6e0ZVLchI[/embedyt]
Ultra
Durante o período, merece também destaque as evoluções em temas relacionados a ESG. Por mais um ano, a Companhia foi destaque no índice Carbon Disclosure Project (CDP), obtendo novamente a nota B na dimensão Mudanças Climáticas, superando a média regional da América do Sul e do setor de varejo de óleo e gás, classificados no score D e alcançando a mesma nota na classificação de Segurança Hídrica, que marca positivamente sua estreia nesta categoria.
Já no relacionamento com o entorno, o Grupo investiu R$ 57 milhões em iniciativas de responsabilidade social em 2020, sendo R$ 37 milhões destes destinados às ações de combate à pandemia, como a doação de insumos e equipamentos hospitalares, alimentos para populações carentes, apoio à cadeia de valor, entre outras.
- Só clique aqui se já for investidor
Desenvolvimento de ações
No desenvolvimento de ações em ética e integridade, 96% dos colaboradores foram treinados em temas anticorrupção. O Grupo também realizou 15 mil pesquisas reputacionais para apoiar a contratação de fornecedores, prestadores de serviços e parceiros de negócios, bem como o monitoramento contínuo sobre as partes relacionadas, para preservar a idoneidade das transações.
Por fim, no que tange ao desenvolvimento de pessoas, cada colaborador concluiu 23 horas de treinamento em média, o que contribui diretamente com o aprimoramento profissional. O Grupo Ultra fechou o ano com mais de 15 mil colaboradores.
Trajetória
Por estas e outras realizações, é possível demonstrar os avanços desta trajetória em ESG, que inclui ainda a conclusão do primeiro processo de materialidade na Ultracargo, Ipiranga e Extrafarma, a atualização da matriz de materialidade da Ultragaz e o lançamento do Plano Estratégico de Sustentabilidade da Oxiteno, com ambições para 2030.
O diretor-presidente do Grupo Ultra, Frederico Curado, ressaltou o momento da companhia. “Os objetivos da Holding Ultrapar são garantir que haja mais convergência entre as ações desenvolvidas em cada empresa, em torno de nossos temas materiais e que os impactos positivos de nossas atividades sejam potencializados. A definição das ambições para 2030 reforçará nosso compromisso com a sustentabilidade”.
Diretrizes
Além de estar em conformidade com as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI), inspirado nas diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC), para apresentar os resultados da organização a partir de um pensamento integrado, a publicação inicia seu trabalho de reportar alguns indicadores da metodologia Sustainability Accounting Standards Board (SASB).
Comentários estão fechados.