O comprometimento com os critérios ESG – do inglês Environmental, Social, Governance – é uma realidade nestes 66 anos de história da Gafisa. As iniciativas vão além da ética, mas estão ligadas com sua vontade genuína de contribuir para a construção de um mundo melhor. Para aperfeiçoar e ampliar as suas boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa, a companhia avança para uma nova etapa em sua trajetória sustentável, a partir da definição de uma nova política ESG, que será aplicada já neste ano de 2021.
Integrados à recém-inaugurada cultura organizacional da Gafisa, os novos parâmetros da política ESG da companhia têm o objetivo de promover movimentos contínuos que impactem todos os stakeholders de seu ecossistema (colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, sociedade e regiões de atuação), com transparência, responsabilidade e olhar para o futuro.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=b30dFJ52Uik[/embedyt]
Gafisa
Reforçando esse compromisso, a empresa contratou a consultoria CTE – Centro de Tecnologia de Edificações – que contribuiu para a consolidação de duas principais frentes de atuação: Diagnóstico/Plano de Ação e Capacitação.
“Na primeira frente, com base no diagnóstico, foram identificadas oportunidades de melhorias e definido um plano de ação envolvendo desde o engajamento das partes interessadas, até novas práticas e projetos. Na segunda, temos a participação de oficinas com outros players do setor, permitindo mais aprofundamento nos temas e troca de experiências que se somam ao todo do projeto”, explica a vice-presidente de Gestão e RH da Gafisa, Sheyla Resende.
- Só clique aqui se já for investidor
O que está no novo plano ESG
O plano estabelece novos indicadores e critérios de medição, busca por maior envolvimento das partes interessadas e definição de melhorias em todos os processos relacionados aos 3 pilares ESG. Além disso, a companhia está com um olhar atento em relação à cadeia de abastecimento, novas certificações consideradas no momento do desenvolvimento de novos produtos, fomento de discussões relacionadas a projetos sociais voltados à Educação e Cultura, e oferta de capacitação e treinamentos contínuos.
Entre as iniciativas que já estão em curso na Gafisa está o monitoramento de requisitos ambientais e sociais de terceiros, o que irá determinar a homologação de novos fornecedores da companhia. De modo prático, a Gafisa agregará novos critérios que avaliarão a adesão dos fornecedores às boas práticas ambientais, sociais e de governança, levando em conta, por exemplo, a observação dos princípios e provas de conduta, como a exigência de licenciamentos específicos e a comprovação do não envolvimento das empresas em qualquer tipo de processo ambiental.
Parâmetros
Tais iniciativas se somam à observância de outros parâmetros já respeitados pela Gafisa, como a verificação da qualidade dos materiais utilizados nas obras, acompanhando a certificação da ISO 9001 e PBQP-H. Também está sendo estruturado um plano para revisão dos critérios utilizados para acompanhamento dos parceiros que já fazem parte do quadro da Gafisa.
Em relação ao time interno, a Gafisa vem realizando pesquisas recorrentes com seus colaboradores para capturar suas percepções em relação aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – adotados pela Gafisa e sugerir melhorias nestes processos. A companhia também planeja realizar workshops para todos seus funcionários e identificar novas frentes de trabalho ligadas ao ESG.