Gafisa reafirma compromisso com boas práticas e expande política ESG

O comprometimento com os critérios ESG – do inglês Environmental, Social, Governance – é uma realidade nestes 66 anos de história da Gafisa. As iniciativas vão além da ética, mas estão ligadas com sua vontade genuína de contribuir para a construção de um mundo melhor. Para aperfeiçoar e ampliar as suas boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa, a companhia avança para uma nova etapa em sua trajetória sustentável, a partir da definição de uma nova política ESG, que será aplicada já neste ano de 2021.

Integrados à recém-inaugurada cultura organizacional da Gafisa, os novos parâmetros da política ESG da companhia têm o objetivo de promover movimentos contínuos que impactem todos os stakeholders de seu ecossistema (colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, sociedade e regiões de atuação), com transparência, responsabilidade e olhar para o futuro.

Gafisa

Reforçando esse compromisso, a empresa contratou a consultoria CTE – Centro de Tecnologia de Edificações – que contribuiu para a consolidação de duas principais frentes de atuação: Diagnóstico/Plano de Ação e Capacitação.

“Na primeira frente, com base no diagnóstico, foram identificadas oportunidades de melhorias e definido um plano de ação envolvendo desde o engajamento das partes interessadas, até novas práticas e projetos. Na segunda, temos a participação de oficinas com outros players do setor, permitindo mais aprofundamento nos temas e troca de experiências que se somam ao todo do projeto”, explica a vice-presidente de Gestão e RH da Gafisa, Sheyla Resende.

  • Só clique aqui se já for investidor

O que está no novo plano ESG

O plano estabelece novos indicadores e critérios de medição, busca por maior envolvimento das partes interessadas e definição de melhorias em todos os processos relacionados aos 3 pilares ESG. Além disso, a companhia está com um olhar atento em relação à cadeia de abastecimento, novas certificações consideradas no momento do desenvolvimento de novos produtos, fomento de discussões relacionadas a projetos sociais voltados à Educação e Cultura, e oferta de capacitação e treinamentos contínuos.

Entre as iniciativas que já estão em curso na Gafisa está o monitoramento de requisitos ambientais e sociais de terceiros, o que irá determinar a homologação de novos fornecedores da companhia. De modo prático, a Gafisa agregará novos critérios que avaliarão a adesão dos fornecedores às boas práticas ambientais, sociais e de governança, levando em conta, por exemplo, a observação dos princípios e provas de conduta, como a exigência de licenciamentos específicos e a comprovação do não envolvimento das empresas em qualquer tipo de processo ambiental.

Parâmetros

Tais iniciativas se somam à observância de outros parâmetros já respeitados pela Gafisa, como a verificação da qualidade dos materiais utilizados nas obras, acompanhando a certificação da ISO 9001 e PBQP-H. Também está sendo estruturado um plano para revisão dos critérios utilizados para acompanhamento dos parceiros que já fazem parte do quadro da Gafisa.

Em relação ao time interno, a Gafisa vem realizando pesquisas recorrentes com seus colaboradores para capturar suas percepções em relação aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – adotados pela Gafisa e sugerir melhorias nestes processos. A companhia também planeja realizar workshops para todos seus funcionários e identificar novas frentes de trabalho ligadas ao ESG.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais