XP adquire parcela da Levante, aumentando sua presença no mercado brasileiro de research

Os fundadores e administradores da casa de análise seguirão à frente na gestão da Levante

Na manhã desta segunda-feira (2), o grupo XP anunciou sua nova aquisição, uma parcela minoritária da casa de análise de investimentos independente Levante.

Desse modo, a nova compra fortalece a oferta de conteúdos da XP Inc. aos investidores. Além disso, aumenta sua presença nas casas de análises. Quanto ao valor da compra, nada foi revelado.

https://www.youtube.com/watch?v=XVtiwv2QlVU&ab_channel=1Bilh%C3%A3oEduca%C3%A7%C3%A3oFinanceira

Quem é a Levante?

Em suma, a Levante foi fundada em 2018, destinada à produção de conteúdos relacionados ao mercado de ações e investimentos. Assim, a companhia engloba 100 colaboradores, possui cerca de 40 mil clientes e mais de 1 milhão de leitores.

Além da produção de conteúdos direcionado ao investidor institucional e pessoa física, a casa de análise contém uma gestora de recursos e uma companhia que fornece ratings (avaliação realizada pelo mercado do risco de crédito) para fundos tradicionais, a Levante Advice.

Logo, a companhia possui um acordo com o Mercado News, portal de notícias focado em finanças.

Logomarca do grupo XP

Levante com XP Inc.

No entanto, apesar de uma fatia pertencer à XP, a Levante garante total independência. Posto que, os fundadores e administradores da casa de análise seguirão à frente da gestão.

A princípio, com os novos aportes destinados à Levante, a casa de análise estima ampliar cada vez mais o desenvolvimento em outros mercados. Por exemplo, a Levante Corp, nova gestora de recursos, casa de research destinada aos investidores e assessores.

“A nossa missão é transformar a vida financeira das pessoas por meio de conhecimento. Acreditamos que a nossa parceria com a Levante vai acelerar esse processo, beneficiando não só os nossos clientes, mas todos os investidores brasileiros”, diz Karel Luketic, sócio da XP Inc.

Por fim, em 2020, a receita da Levante sofreu um crescimento agressivo, triplicando o lucro em relação a 2019. Logo, este ano a casa planeja alcançar 50 mil assinaturas.