A mineradora Vale (VALE3) informou que foi notificada pelo braço de participações do BNDES sobre o exercício integral pelo banco de uma opção de compra de ações de emissão da empresa de logística VLI atualmente detidas pela companhia.

“Com o exercício desta opção, a Vale receberá, por 8% de participação na VLI, cerca de R$ 1,223 bilhão no dia 11 de dezembro de 2020, passando a deter 29,6% do total de ações da VLI”, disse a mineradora em comunicado nesta quarta-feira.

No momento, a Vale possui 37,6% na VLI, na qual é a maior acionista, segundo informações do site da companhia.

A operação pelas ações da empresa decorre de entendimentos firmados entre a Vale e o BNDESPar em 2015 sobre debêntures para financiamento ao projeto de expansão da Ferrovia Norte Sul, operada pela VLI, explicou a Vale.

Vale (VALE3) obtém licença para retomada e expansão de Serra Leste, no Pará

Nova Caledônia

A Vale informou que sua subsidiária Vale Canada Limited (VCL) assinou acordo vinculante de opção de venda de sua participação na Vale Nova Caledônia (VNC), que tem operações de níquel e cobalto no território francês em ilhas no Pacífico Sul.

A companhia havia anunciado em novembro um período de exclusividade para negociar o ativo com um consórcio formado por membros da atual administração e funcionários da VNC que tem a trading Trafigura como acionista minoritária, a Prony Resources.

O movimento

O movimento contou com apoio de autoridades caledonianas e francesas, acrescentou a empresa em comunicado na noite de terça-feira.

A transação proposta tem conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2021, segundo a Vale, que acrescentou que para isso “uma reserva de 500 milhões de dólares será refletida nas demonstrações financeiras consolidadas” da companhia.

A mineradora acrescentou que a conclusão da transação depende de consulta ao conselho de trabalhadores da empresa em Nova Caledônia e outras condições, incluindo aprovações pelas autoridades caledonianas e da França.

Veja VALE3 na Bolsa:

https://youtu.be/vHldaCjtFAY
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: