Vale (VALE) fecha acordos para desenvolver Mega Hubs no Oriente Médio

Proposta é produzir produtos de baixo carbono para a indústria siderúrgica

A Vale (VALE3) fechou  três acordos com autoridades e clientes para estudarem em conjunto o desenvolvimento de complexos industriais (Mega Hubs) no Reino da Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, e o Sultanato de Omã para produzir produtos de baixo carbono para a indústria siderúrgica.

As partes visam a cooperação no desenvolvimento desses Mega Hubs para produzir hot briquetted iron (HBI) e produtos de aço para suprir ambos os mercados locais e transoceânico, com redução significativa das emissões de CO2.

A produção de HBI com utilização de gás natural emite aproximadamente 60%1 menos CO2, quando comparado com a produção de ferro gusa através da rota integrada BF-BOF. No futuro, a substituição de gás natural por hidrogênio e a utilização de energia renovável poderão eliminar as emissões de CO2.

A proposta é de que a VALE3 construa e opere as plantas de concentração e briquetagem de minério de ferro nos hubs, assegurando a oferta de produtos aglomerados de alta qualidade; que os parceiros locais promovam a construção da infraestrutura logística necessária; e que os investidores e/ou clientes construam e operem as plantas de redução direta e sejam os compradores de HBI para os mercados de exportação e doméstico. Estes Mega Hubs devem abastecer diferentes mercados em todo o mundo, apoiando a descarbonização da indústria siderúrgica.

O presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, afirmou: “Nós estamos muito satisfeitos em anunciar estas parcerias, que nós acreditamos que serão chave para apoiar a descarbonização da indústria siderúrgica. Com esta iniciativa, a Vale vai garantir a disponibilidade de produtos aglomerados de alta qualidade e promover a expansão da indústria do aço com baixa emissão de CO2.”

Esta iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de scopo 3 até 2035. Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de escopos 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris liderando o caminho em direção a mineração sustentável.

Briquetes verdes e o caminho para a descarbonização

Os briquetes verdes da Vale foram anunciados pela primeira vez no ano passado, depois de terem sido desenvolvidos durante quase 20 anos. O produto foi inicialmente concebido para substituir a carga direta e os produtos de sinterização na rota de produção de aço do alto-forno integrado (BF-BoF), reduzindo potencialmente as emissões de carbono em até 10%. Os briquetes verdes também podem ser utilizados na rota de redução direta (como nos Mega Hubs), oferecendo uma opção ainda mais “verde” para o setor siderúrgico.

Até hoje, a Vale assinou acordos com mais de 30 clientes para o desenvolvimento de soluções conjuntas para descarbonizar a indústria siderúrgica. Esses clientes representam cerca de 50% das emissões de escopo 3 da empresa.

Mais informações no nosso blog

você pode gostar também

Comentários estão fechados.