A Receita Federal liberou hoje (24) consultas a restituição do IR (Imposto de Renda) de 2021. O contribuinte que declarou o Imposto de Renda Pessoa Física no começo do prazo, irá saber se vai receber o dinheiro de volta ainda este mês.
Portanto, o pagamento será na próxima segunda (31) automaticamente na conta bancária que foi indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. A Receita deve liberar mais cinco lotes de restituição este ano.
Primeiro lote da restituição
De acordo com a Receita Federal, no primeiro lote, irão receber aqueles com preferência de pagamento, como por exemplo: idosos, professores, pessoas com deficiência, assim como aqueles que declararam o Imposto de Renda em março, início do prazo.
A princípio, a Receita declarou que serão R$ 6 bilhões pagos em restituições para 3.446 milhões de pessoas, somente no primeiro lote.
Como saber quem irá receber?
Para a pessoa consultar se irá receber a restituição, basta acessar o site da Receita Federal, ou entrar em contato com o atendimento telefônico, através do número 146.
Todavia, é possível visualizar o pagamento através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível tanto para sistema Android quanto iOS.
Não foi contemplado no 1° lote?
O contribuinte que declara primeiro o Imposto de Renda, recebe antes. Dessa forma, caso não seja contemplado no primeiro lote, os contribuintes poderão receber até o final de setembro de 2021.
Aqueles que têm direito a restituição devem ficar de olho no calendário. Ao todo serão cinco lotes. As datas dos pagamentos são: 1° lote dia 31 de maio; 2° lote dia 30 de junho; 3° lote dia 30 de julho; 4° lote dia 31 de agosto e, por fim, 5° lote dia 30 de setembro.
A Receita não informa com antecedência quando vai pagar sua restituição. Portanto, é necessário consultar o site alguns dias antes do pagamento de cada lote.