O Pix chegou como uma grande novidade para todos que gostam de transações financeiras descomplicadas. A ideia é que com apenas alguns toques nos aplicativos dos bancos e informações básicas sejam possível realizar transferências de dinheiro gratuitamente e de forma instantânea para qualquer instituição financeira.

Segundo o Banco Central, a iniciativa visa descomplicar as questões burocráticas relacionadas a finanças. Nesse sentido, vamos fazer uma série de artigos ensinando você a lidar com o Pix em todos os principais aplicativos bancários do país.

PIX

Banco do Brasil

Ao acessar o aplicativo do Banco do Brasil , é preciso fazer login com os dados básicos da conta.

Em seguida, toque no ícone do Pix, localizado na página inicial do Banco do Brasil. Ao fazer isso, o aplicativo vai redirecionar ao usuário à página do Pix, na qual alguns itens básicos a serem visualizados.

Nessa página, há três abas que servem para realizar as transações. Uma delas é referente à leitura de QR Code , que pode auxiliar no pagamento instantâneo por meio de leitura digital, tanto em comercial quanto para pessoas.

A segunda aba se refere à forma de pagamento propriamente dita. Clicando nesse item, o usuário poderá realizar as transferências em qualquer dia e horário. A terceira aba é feita para pedidos pagamentos de contatos.

O acesso rápido, localizado logo abaixo, mostra três itens: cadastramento de chave, como chaves do usuário já cadastradas e também a possibilidade de portabilidade de chave.

O aplicativo do Banco do Brasil também dá uma opção interessante de QR Code chamada “Pix copia e cola”. Ela serve para que o usuário possa colar o código alfanumérico de uma cobrança recebida por meio de aplicativos como o WhatsApp ou Telegram , por exemplo.

Cadastrando chaves

As chaves servem ao Pix como um código para que as transferências e pagamentos sejam realizados sem a necessidade de se saber o número da conta, agência e dígito das pessoas que afetam a transação. Mais um ponto a favor dessa nova ferramenta, que promete, de fato, trazer facilidades práticas aos seus usuários.

Para criar as chaves – que podem ser o CPF, e-mail, número do telefone celular do usuário e / ou um código aleatório gerado pelo aplicativo – basta clicar em cadastramento de chave.

Opção desejada

Clique na opção desejada (entre CPF, e-mail ou número do telefone celular). Em seguida, escolha qual das contas disponíveis no aplicativo do Banco do Brasil serão vinculadas ao Pix, pode ser conta-corrente ou conta poupança.

O aplicativo vai confirmar o cadastramento. Após realizar essa ação, a chave poderá ser vista na aba Minhas Chaves.

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: