Petrobras (PETR4): Vendas do 1S23

Destaque recorde foi a venda de diesel S10

A Petrobras (PETR4) registrou no primeiro semestre de 2023 vendas de diesel S10 com participação de 62% nas vendas totais de diesel, o que representa um novo recorde semestral.

A produção de diesel S10 registrou recorde no 2T23 de 419 mbpd, com recorde mensal de 442 mbpd em junho. Estes resultados são fruto de constantes melhorias operacionais, otimização de processos e controle da produção, com objetivo de atender à demanda crescente do derivado.

Visando a descarbonização das atividades, a companhia começou em junho o segundo teste de combustível marítimo com 24% de conteúdo renovável. O percentual estimado de redução de emissões de gases de efeito estufa foi de cerca de 17% em volume, em comparação ao bunker 100% mineral. Adicionalmente, celebrou o primeiro contrato de embarcação de apoio híbrida, em que serão instaladas baterias a bordo, com expectativa de redução de emissões de gases de efeito estufa e consumo de combustível.

Como reflexo do Programa RefTOP (Refino de Classe Mundial), a redução da Intensidade Energética das refinarias segue avançando, com um resultado de 105,0 no primeiro semestre de 2023, 2,7 pontos abaixo do resultado do primeiro semestre de 2022, representando uma redução no consumo de gás natural na ordem de 490 mil m³/dia, o que equivale a aproximadamente duas vezes o consumo do estado da Paraíba. Além disso, a petroleira conquistou o melhor resultado mensal de Intensidade Energética no Refino em junho, de 102,4 pontos. O resultado do 2T23 foi de 103,7 pontos.

Como resultado das iniciativas de eficiência energética e controle de emissões nas refinarias, registrous em junho a melhor marca para o IGEE (Intensidade de Emissão de Gases do Efeito Estufa) desde 2019, ano em que iniciou a medição, alcançando o valor de 36,7 kg CO2 por carga equivalente de refino. Neste período houve uma redução da emissão de gases do efeito estufa equivalente a mais de 93.000 ônibus urbanos circulando 5 dias por semana, 200 km por dia.

As vendas de asfalto registraram recorde no 1S23 de 1.148 mil toneladas, maior volume de vendas em um primeiro semestre desde o ano de 2014, representando um aumento de 17% em relação ao 1S22. Se considerar apenas o parque de refino atual, este aumento é de 27%. Também obtive recorde em junho de 127,3 mil toneladas na exportação de Coque Verde de Petróleo, cujo principal mercado de destino do produto é a China.

“Em maio, aprovamos a nova carteira comercial de Gás Natural, com prazos, indexadores e local de entrega diversificados, com o objetivo de assegurar a nossa competitividade nas chamadas públicas em curso pelas distribuidoras estaduais e na comercialização via mercado livre”, disse a companhia.

Como consequência, a partir de junho, celebrou novos contratos com SCGAS, COPERGAS e COMGAS, reforçando a parceria comercial entre as empresas.

Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.