Os grupos Raízen, da Cosan (VSAN3) e Ultra (UGPA3), dono dos postos Ipiranga, estão em uma disputa acirrada pelas refinarias colocadas à venda no Sul do país pela Petrobras (PETR4).

De acordo com o Valor Econômico, a petroleira brasileira deverá receber as propostas vinculantes pelas as unidades Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, no dia 10 de dezembro. A Repar é considerada a joia da coroa pelas duas rivais.

Petrobras

PETR4: localização estratégica

Conforme o jornal, com localização geográfica mais estratégica, a Repar está próxima a São Paulo, maior mercado consumidor de combustíveis do país, e do Porto de Paranaguá (PR), o que torna a unidade mais concorrida pelas rivais.

Entretanto, diz o periódico, embora seja menos competitiva que a refinaria do Paraná, a Refap está baseada em um mercado importante para as duas donas de distribuidoras de combustíveis.

Sinopec

Já a chinesa Sinopec e a indiana Essar também avaliam fazer ofertas pelas duas unidades. O valor da proposta pela Refap e Repar pode ficar em cerca de US$ 2 bilhões e US$ 3 bilhões, respectivamente.

A Raízen tem feito esforços nos últimos meses para ficar com a Repar, assim como o Ultra. Mas, de acordo com pessoas a par do assunto, o Ultra também deve apresentar proposta pela Refap.

Processo mais disputado

Para tornar o processo de venda das duas refinarias do Sul mais disputado, a estatal decidiu concentrar o recebimento de propostas pelas duas unidades no mesmo dia, de acordo com uma pessoa próxima à petrolífera.

A Petrobras escolherá a melhor oferta para cada unidade e dará início às discussões de contratos, antes de concluir o processo de venda. Pelas regras de alienação, um mesmo grupo econômico não pode ficar com duas unidades de refino na mesma região para não criar micromonopólio. A aposta é de que cada rival fique com uma refinaria no Sul.

Veja PETR4 na Bolsa:

Petrobras (PETR4): justiça extingue ação de hipoteca judiciária da Previ
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: