A Petrobras (PETR4) informou que iniciou processo para venda de 50% de sua participação nas concessões conhecidas como Polo Marlim, em águas profundas da Bacia de Campos — que compreendem os campos Marlim, Voador, Marlim Leste e Marlim Sul.

Segundo a Reuters, apesar do processo de negociação de fatia nos ativos, a Petrobras se manterá como operadora dos campos, acrescentou a estatal, em fato relevante divulgado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta segunda-feira (16).

Petrobras (PETR4) tem prejuízo no 2º tri; despesas com hedge e PDVs pesam

PETR4: a operação

A operação vem em meio a um amplo programa de desinvestimentos da companhia, que detém 100% dos ativos do Polo Marlim.

Os campos de Marlim e Voador produziram em média cerca de 68,9 mil barris de óleo por dia entre janeiro e outubro de 2020 e 934 mil m³/dia de gás, detalhou a estatal.

Marlim Leste produziu em média 38,5 mil barris de óleo/dia e 615 mil m³/dia de gás no mesmo período, enquanto Marlim Sul teve produção média de 109,6 mil barris de óleo/dia e cerca de 2 milhões de m³/dia de gás de janeiro a outubro.

Búzios

A Petrobras lançou uma iniciativa que visa cortes de 30% nos custos relacionados a poços e será concentrada em operações futuras do campo de Búzios, o maior do mundo em águas profundas e principal ativo da estatal, no pré-sal da Bacia de Santos.

A companhia disse que o chamado Programa de Eficiência de Poços (PEP-70) tem expectativa de reduzir progressivamente os prazos para construção dessas estruturas em Búzios, o que envolve otimização de projetos de engenharia e incorporação de novas tecnologias em fase de desenvolvimento.

“Para efeito de comparação, a média dos poços perfurados no campo de Búzios em 2017 foi de 171 dias. Em 2020, graças à aplicação de novas soluções tecnológicas, um dos poços foi construído em apenas 91 dias… Com o novo programa, a meta agora é avançar ainda mais nessa atividade”, afirmou a estatal.

Veja PETR4 na Bolsa:

Petrobras (PETR4): justiça extingue ação de hipoteca judiciária da Previ
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: