Pesquisa demonstra reação positiva de empresas nacionais frente à crise

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil realizou a sexta edição da pesquisa “Impactos da pandemia no cenário nacional” que realiza entre empresas associadas desde o início do distanciamento social causado pela pandemia.

Os resultados apurados em setembro apontam sinais de boa recuperação das atividades econômicas em vários setores da economia.

Sinal

O primeiro sinal se revela na questão que mede a queda do faturamento das empresas. Em abril deste ano, 85% das empresas que responderam à pesquisa afirmaram que sentiam considerável redução.

Já em setembro, o porcentual caiu para 54%, embora represente ainda mais da metade de empresas que sentem forte impacto.

Outra ponta

Na outra ponta da avaliação, 36% das empresas afirmaram ter seu faturamento ampliado entre abril e setembro.

Na primeira edição esse número era de 8%. Cerca de 11% informam não terem sofrido alterações de faturamento nos últimos 30 dias.

Da mesma forma que o faturamento, as operações das empresas têm boa reação com o passar dos meses.

O número de empresas com redução maior de 20% nas atividades caiu de 63% na primeira edição para 40% em julho e 34% em setembro.

Serviços

Entre outros itens consultados, a contratação de serviços também foi um parâmetro para medir desempenho.

Hoje, 34% das empresas afirmam que tiveram de reduzir a contratação contra 48% em abril. Já a intenção em renegociar contratos caiu de 42% para 25%.

“Nossa pesquisa pretende levantar as dificuldades do empresariado e propor alternativas para enfrentar a crise”, afirma Virginia Vaamonde, CEO da entidade.

Essa ação se reflete na parte da pesquisa que mede as ações emergenciais adotadas pelas empresas.

Nos últimos 30 dias, 23% delas não realizaram nenhuma atividade emergencial. Economizar em serviços essenciais e reduzir ou remanejar funcionários têm sido as ações mais comuns entre as empresas.

Empresas: pagamento

Outro resultado demonstra que o adiamento de pagamento a fornecedores caiu de 48% na primeira edição para 24% agora.

Outra movimentação foi o replanejamento de pagamentos, que no início da pandemia tinha sido adotado por 59% das empresas e no último mês, passou para 26%.

Pode-se destacar também as vendas pelos meios digitais, que continuam em alta. A adoção de marketplaces e e-commerce para atingir o consumidor saltou de 14% na primeira edição para 30% na sexta.

A mesma tendência pode ser observada para redes sociais e varejos online. Importante destacar que apenas 2% das empresas afirmaram não estar conseguindo vender seus produtos, sendo que em abril eram 34%.

A associação

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global.

Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos.