Na última quinta-feira (28), os usuários de redes sociais receberam uma notícia inesperada. A empresa Facebook, que também é responsável pelo Whatsapp e Instagram, irá mudar de nome. Segundo Mark Zuckerberg, CEO e fundador da companhia, a nova denominação será Meta.
A mudança ocorreu após a empresa passar por uma série de críticas, principalmente, após as redes sociais do grupo saírem do ar por quase 24 horas no começo do último mês.
Quer entender o novo conceito da gigante das redes sociais? Então, confira a seguir:
Sobre a Meta
O novo nome corporativo do grupo Facebook, Meta, visa reformular a identidade da empresa. Assim, trazendo novidades tecnológicas nunca vistas antes. Com isso, a logomarca da companhia foi trocada por um símbolo do infinito, que representa as infinitas funções e produtos que eles pretendem oferecer.
De acordo com Zuckerberg, a ideia é construir um “metaverso”. Ou seja, um universo interativo online onde os usuários poderão fazer diversas atividades, como jogar, trabalhar, se comunicar e outros.
O conceito de “Metaverso”
A ideia de múltiplas realidades sempre esteve presente na ficção, mas com a evolução das redes sociais e dos jogos online. Sendo assim, a ideia de criar novas realidades, ou melhor, metaversos, está mais próximo de se tornar real.
Para os menos familiarizados com o conceito, o diretor de research da Mercurius Crypto, Orlando Telles, explica que trata-se de um mundo digital em que os usuários podem interagir entre si. Além disso, existe a possibilidade de gerar impacto social e financeiro entre os participantes.
“O conceito está começando a crescer na indústria de entretenimento e, na última semana, observamos mais um passo nesse sentido, com a criação da Meta pelo Facebook”, comentou Telles.
Segundo o Facebook, o metaverso é a próxima evolução da conexão social. Um projeto coletivo que será criado por pessoas de todo o mundo e aberto para todos, com a possibilidade de socializar, aprender, colaborar e brincar de forma que vão além do que é possível hoje.
Metaverso como forma de investimento
Mais que um ambiente virtual, o metaverso traz um formato em que teremos diversas interações econômicas e sociais. Com isso, a compreensão da própria internet será possivelmente redefinida. Assim, reforçando a ideia da web 3.0, a remuneração de todos os elos que produzem valor para uma determinada plataforma.
O novo formato de conexão pode estar relacionado ao mercado de criptoativos, cuja ideia de escassez é um conceito fundamental para a construção de ambientes digitais, como economias próprias. Um exemplo seriam os gamecoins, como Axie Infinity.
Jogos no formato web 2.0, como o Fortnite, recebem 100% das vendas dos itens. Contudo, a Axie Infinity mudou essa dinâmica ao criar o formato Play To Earn e uma taxa de apenas 4,25% dos itens vendidos no game. Esse é apenas um exemplo de muitos outros valores e dinâmicas da web 3.0, que prometem ser o próximo grande setor do mercado de criptomoedas.
O metaverso é como um universo digital vivo e persistente que proporciona aos indivíduos um senso de agência, presença social e consciência espacial compartilhada, juntamente com a capacidade de participar de uma economia virtual extensa com profundo impacto social.