MERCADO JÁ ENXERGA REFORMA DA PREVIDÊNCIA COMO APROVADA

“O mercado já tem como certa a aprovação da reforma previdenciária. Pode ser que ela seja mais desidratada, mas será aprovada”

O índice Ibovespa já subiu quase 20% este ano. Entre altos e baixos, parece dar sinais de finalmente estar se sustentando acima dos 100 mil pontos. O cenário externo também é positivo com o acordo entre Mercosul e União Europeia, além de uma possível trégua entre a guerra comercial dos Estados Unidos e China, que tem aliviado os mercados. Com isso, o mercado se anima também e já enxerga a Reforma da Previdência como aprovada.

Como a Reforma impacta a economia?

Segundo Daniela Casabona, Sócia-Diretora da FB Wealth, a Reforma da Previdência tem um peso tão grande que muitas vezes o cenário econômico externo é ofuscado pelas expectativas. “A Reforma tem impactado o avanço do mercado financeiro que muitas vezes se descola até do externo”, comentou. Para a Sócia-Diretora, não temos um cenário em que a Reforma não será aprovada, a possibilidade é apenas de desidratação, o que não necessariamente seria ruim. “Basicamente, não existe essa possibilidade. O mercado já tem como certa a sua aprovação, pode ser que ela seja mais desidratada, mas será aprovada”, comentou.

Como a Reforma afeta a Bolsa de Valores?

Daniela explica que os investimentos em renda fixa perderam a atratividade e, portanto, temos uma tendência de subida da Bolsa. O clima político parece de consenso em torno da aprovação como objetivo principal, o que se traduz no aumento da confiança dos investidores na economia brasileira. “O índice tende a se sustentar no patamar acima dos 100 mil pontos por um bom período com o avanço da Reforma. Importante para o ajuste de contas, além de aumentar a confiança. Com a aprovação e outros possíveis ajustes de gastos do estado, o Ibovespa tem chance de bater até 130 mil pontos ainda este ano”, finalizou.