Matheus Jaconeli: A economia internacional e os riscos para a retomada no Brasil

A economia internacional tem perspectivas muito positivas devido ao noticiário em torno da vacina.

Os resultados apresentados têm, supostamente, superado as expectativas dos agentes, e faz com que os mercados antecipem o crescimento que pode ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano.

Além disso, com as eleições americanas concluídas e em um cenário com Biden na presidência e Yellen como secretária do Tesouro, bem como a continuação do relaxamento monetário por parte do FED, haverá novo fôlego para economia dos Estados Unidos e, consequentemente, para a economia global.

Aumento da liquidez na Bolsa: VVAR3 negocia mais que PETR4, diz CEO da SmartBrain

Economia: estímulos

Os estímulos nos Estados Unidos, injetando mais dólares no mundo e empurrando a a economia, juntamente com a queda nos ruídos políticos e globais, fará com que o dólar perca força diante das demais moedas, principalmente as emergentes, contribuindo para a retomada de tais países.

O crescimento da China, que já vem ocorrendo, também será um fator positivo para tais economias.

Economia: peculiaridades

No entanto, o Brasil tem fatores idiossincráticos que podem diminuir o potencial da retomada emergente ou, até mesmo ficar trás quando comparado com os demais países.

Os riscos internos do Brasil giram em torno da questão fiscal e política. Infelizmente, o governo ainda não deu uma perspectiva concreta de como se dará a condução da política fiscal e como será equacionada para fazer com que o risco percebido em relação ao país se eleve, fazendo com que o prêmio de risco pressione os juros, reduzindo a possibilidade de investimento na economia.

Questões fiscais

Caso as questões fiscais não sejam de fato resolvidas, a dívida bruta poderá atingir 93,1% do PIB ao fim de 2020 segundo a Instituição Fiscal Independente.

Apesar de haver ligeira melhora devido ao crescimento do PIB e melhora na arrecadação, o cenário futuro pode trazer riscos. As agendas de reformas voltarão apenas em fevereiro de 2021, trazendo mais incertezas até lá.

Auxílio emergencial

Outro fator que gera dúvida é como a economia se comportará sem o auxílio emergencial, pois a queda abaixo do esperado da economia brasileira durante a crise se deve em grande medida, à manutenção da renda, o que sustentou a demanda agregada.

Ainda levando em conta os fatores internos e as contas públicas, apesar do desemprego subir 14,6%, tal número é marginal.

Considerando o número de pessoas que ainda não estão buscando novas vagas, o desemprego pode chegar a 25%, evidenciando que sem algum plano para conciliar uma política de rendas com uma boa gestão fiscal, o potencial de crescimento da economia brasileira pode ser afetado.

Guinada de Bolsonaro

Além disso, ainda há o temor de uma guinada mais expansionista de Jair Bolsonaro, em busca de manter sua popularidade.

A política externa é um fator que pode afetar a economia brasileira por conta do alinhamento político que o presidente do Brasil tinha com Donald Trump e em torno das mesmas agendas em relação ao comércio exterior.

Também porque questões climáticas podem afetar as relações comerciais do Brasil com o restante do mundo, principalmente com a Europa e Estados Unidos.

Assim, as exportações, que podem continuar a ser uma das variáveis positivas para economia brasileira, devido à retomada da economia internacional e elevação nos preços das commodities, correm risco de perderem caso o governo não se reposicione geopoliticamente.

Números positivos

Entretanto, ainda há números positivos em relação à economia Brasileira. Devido à melhora nos indicadores de atividade econômica, principalmente da indústria e do comércio podem ser sustentados, além de haver retomada posterior do setor de serviços, caso o governo consiga equacionar as questões ficais juntamente com uma política de rendas factível.

Além disso, se o governo flexibilizar seu posicionamento internacional buscando ser menos combativo, em busca do pragmatismo, o Brasil pode ganhar o crescimento da economia internacional.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais