A JBS (JBSS3) comunicou nesta quarta-feira (20) que autoridades chinesas liberaram o retorno da produção para o país das unidades do frigorífico de Três Passos (suínos) e Passo Fundo (frangos), ambas no Rio Grande do Sul.
“Com isso, todas as restrições impostas à exportação da JBS para a China ao longo de 2020 foram levantadas”, disse a empresa em comunicado.
JBS: procedimento arbitral
O conselho de administração da JBS acatou a recomendação do Comitê Independente para instaurar um procedimento arbitral contra a J&F Investimentos e os irmãos Joesley Batista, presidente do conselho da JBS até 2017, e Wesley Batista, CEO à época. O comitê é coordenado por Gilberto Xandó.
Segundo o Valor Econômico, também serão partes Florisvaldo Caetano de Oliveira, ex-conselheiro fiscal, e Francisco de Assis e Silva, então diretor jurídico da JBS. A medida foi aprovada em assembleia de acionistas da companhia.
A aprovação ocorreu baseada nos prejuízos que a gigante de carnes sofreu a partir dos crimes que Joesley e Wesley confessaram, em delação, em outubro de 2020. Na ocasião, a controladora foi impedida de votar por estar em conflito de interesse, conforme decisão arbitral anterior.
Caso vença a arbitragem contra a J&F, a JBS será indenizada, e os acionistas autores da ação receberão um prêmio de 5% do valor da causa — que poderá à casa de bilhões de reais.
A companhia
JBS S.A. é uma empresa brasileira de Goiás, fundada em 1953. É uma das maiores indústrias de alimentos do mundo. A empresa é de capital aberto na bolsa de valores brasileira, a B3, ticket JBSS3. A companhia opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros.
Veja JBSS3 na Bolsa:
- Só clique aqui se você já for investidor