Ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou nesta segunda-feira (23) que depois das eleições municipais há conversas em curso para a realização de mais reformas, destacando ter certeza quanto à aprovação pela Câmara dos Deputados da autonomia formal do Banco Central (BC), projeto que já foi chancelado no Senado.

Segundo a Reuters, ele disse que há uma pauta mínima que deve avançar, pois “tem baixo custo político e muito retorno social”, citando BC independente, marco regulatório para gás natural e cabotagem.

Tesouro Selic encerra o mês de setembro negativo

BC: Covid-19

O ministro afirmou ainda que, se houver nova onda de Covid-19, o governo agirá com a mesma capacidade de decisão empenhada neste ano, mas já sabendo os programas que funcionam melhor e os que não emplacaram na crise.

Ele avaliou que o número de mortes pelo coronavírus parece ter tido um repique, mas afirmou que é preciso observar se esse movimento vai se firmar.

“Pode ser que tenha voltado um pouco, mas ao mesmo tempo tem características sazonais a doença. Estamos entrando no verão, primavera-verão, e vamos observar um pouco em vez de já, nós que não somos especialistas, começar a decretar que doença está aí e tem que trancar tudo de novo”, disse.

Mercados internacionais, hoje

Os mercados internacionais despertaram nesta segunda-feira (23) com uma ponta de esperança por conta do avanço das pesquisas de vacinas para o novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a Reuters, as ações e os preços do petróleo subiram, enquanto o dólar caiu, com os investidores depositando esperanças de recuperação econômica nas vacinas, mesmo com o mundo lutando com o aumento do número de casos e atrasos no novo estímulo dos EUA.

BC: Índice STOXX

O índice STOXX das 600 maiores ações da Europa subiu 0,5% para seu maior valor desde fevereiro, depois que a AstraZeneca se tornou a mais recente grande fabricante de medicamentos a dizer que sua vacina contra o vírus poderia ser cerca de 90% eficaz.

Os futuros do petróleo Brent subiram quase 2%, já que os comerciantes vislumbraram uma recuperação na demanda devido aos testes de vacinas bem-sucedidos, enquanto o euro subiu para 1,1864, com o dólar testando o fundo de uma faixa em que tem estado nos últimos meses.

AstraZeneca

A vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford é o terceiro grande ensaio a relatar sucesso depois da Moderna Inc e da Pfizer Inc com a BioNTech SE da Alemanha, enviando investidores cansados ​​da pandemia a assumir riscos na esperança de uma recuperação econômica rápida.

O otimismo deles também veio depois que um alto funcionário do esforço de desenvolvimento de vacinas do governo dos EUA disse no domingo que as primeiras vacinas poderiam ser dadas a profissionais de saúde dos EUA e outros recomendados até meados de dezembro.

https://youtu.be/oGmd2yvlpRs
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: