O BTG Pactual (BPAC11) destacou em um de seus relatórios internacionais que o impeachment do presidente norte-americano Donald Trump trará tensões políticas para sua última semana.

O documento, assinado pelos analistas Álvaro Frasson e Luiza Paparounis, elenca que após uma semana conturbada, invasão do Capitólio e a vitória dos Democratas no Senado confirmando uma light blue wave, a última semana no cargo do presidente norte-americano Donald Trump será agitada.

Trump

Impeachment de Trump trará tensões políticas para sua última semana, diz BTG em relatório

Isso porque, informou, a presidente da Câmara Nancy Pelosi está preparando os democratas para uma segunda tentativa de impeachment contra Trump, o que promete uma dura luta política no Congresso. Pelosi afirmou no último domingo que a Câmara tentará mais um impeachment contra ele se o vice Mike Pence não invocar a 25ª emenda e declarar Trump incapaz de continuar cumprindo suas obrigações como presidente.

Além disso, afirmou que a Câmara começará a votar o impeachment de Trump nesta quarta-feira (13). O principal empecilho que os Democratas enfrentam é o curto prazo antes da posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro. Com isso, a forma como o processo será conduzido na Câmara e no Senado pode afetar a rapidez com que Biden terá seu gabinete confirmado e sua agenda legislativa em movimento.

Impeachment de Trump trará tensões políticas para sua última semana, diz BTG em relatório

Ásia

Na China, a inflação ao consumidor acelera 0,2% a/a em dezembro, acima do consenso de mercado de 0,0%. O índice de preços ao produtor recuou 0,4% a/a no mesmo mês, também acima do consenso de mercado de – 0,7%.

O Japão afirmou ter descoberto uma nova cepa do coronavírus semelhante às variantes encontradas no Reino Unido e na África do Sul, a nova variante da doença foi encontrada em quatro viajantes brasileiros que chegaram no aeroporto de Tóquio. O país asiático afirmou que é difícil determinar o quão infecciosa é a cepa ou a eficácia das vacinas contra ela. Além disso, na última quinta-feira, o país declarou estado de emergência na capital e seus arredores.Após recorde de 2,4 mil novos casos em 24 horas, o premiê pediu para que bares e restaurantes fechem mais cedo e que as pessoas não saiam à noite, prometendo reverter o estado de emergência em um mês.

Europa

Com o contínuo recorde de casos e novas restrições sociais, o Reino Unido enfrenta uma corrida contra o tempo para administrar as vacinas e tentar controlar o avanço do vírus. A nova cepa encontrada no paí s ameaça sobrecarregar o sistema de saúde nacional e prolongar os lockdowns, comprometendo a recuperação econômica. O secretário de saúde, Matt Hancock, disse neste domingo que o Reino Unido está vacinando mais de 200 mil pessoas por dia e que o total de pessoas vacinadas é agora de 2 milhões.

  • Só clique aqui se você já for investidor
Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: