Nesta terça-feira (13), a farmacêutica brasileira Hypera Pharma (HYPE3) anunciou que comprou, por R$ 983 milhões, 12 marcas de medicamentos da francesa Sanofi. A princípio, entre as aquisições se encontram medicamentos como o analgésico AAS, o fitoterápico Naturetti e o antisséptico Cepacol.
Além disso, a Hypera Pharma conseguiu colocar em seu portfólio muitos medicamentos que não precisam de receita médica para venda, em países como no Brasil, México e Colômbia.
No entanto, também há outros medicamentos adquiridos pela farmacêutica que precisam de prescrição. Entre eles, o Buclina, remédio para estímulo do apetite, além do Hidantal, indicado para tratamento de epilepsia.
https://www.youtube.com/watch?v=UyfXq-CDmuc
Sobre a compra
A Sanofi, junto com a Hypera Pharma, assinará a fabricação e fornecimento dos medicamentos. Isso porque, de acordo com o contrato entre as empresas, a mesma continuará fornecendo produtos à Hypera pelo período de até três anos.
Dessa forma, a transação está sujeita a alterações, assim como condições ainda pendentes como, por exemplo, a verificação das autoridades da lei norte-americana, a antitrustes.
A Hypera Pharma ainda irá comentar sobre a negociação em uma teleconferência, agendada para dia 26 de julho. Além disso, a reunião também irá abordar questões como os resultados da companhia no segundo trimestre de 2021.
O mercado brasileiro é responsável por grande parte das vendas dos remédios da Hypera Pharma. Só em 2020, o país chegou a representar 67% do total de receita líquida, adquirida com a venda desses medicamentos.
Hypera Pharma
A Hypera Pharma é uma farmacêutica nacional, com sede em São Paulo. A empresa é considerada a maior do setor no Brasil quando se trata de receita líquida e capitalização de mercado.
A instituição é organizada em três áreas de negócio, que são seus três principais segmentos: consumer health, produtos de prescrição, similares e genéricos.
A empresa bateu recorde em termos de receita e crescimento no ano passado. Dessa forma, com operações concentradas exclusivamente no mercado farmacêutico, a Hypera Pharma alcançou uma receita líquida de R$ 1,0885 bilhão no terceiro trimestre de 2020. Portanto, seu crescimento foi de 7,9% em comparação com o mesmo período de 2019.
Comentários estão fechados.