Grupo Ultra (UGPA3) prossegue com venda da indústria química Oxiteno e farmácias Extrafarma

A primeira venda está adiantada, tendo recebido algumas propostas

O Grupo Ultra (UGPA3) informou que pretende diminuir seus ativos e, assim, avançou na venda de dois grandes negócios: a indústria química Oxiteno, avaliada em R$ 8 bilhões, e a rede de farmácias Extrafarma.

De acordo com a empresa, a primeira venda está adiantada, tendo recebido algumas propostas. Já o segundo ativo está ainda em discussões iniciais, com a Pague Menos – capitalizada depois de sua abertura de capital, no ano passado – surgindo como potencial interessada.

Grupo Ultrapar

Objetivo

Conforme a empresa, o objetivo é focar em sua atividade primária relacionada ao mercado de óleo e gás. O Grupo Ultra detém a rede de postos Ipiranga, a Ultragaz e a Ultracargo.

Segundo a companhia, apesar do desinvestimento de áreas não prioritárias, a empresa não conta com esses recursos para crescer em ativos relacionados ao negócio principal.

O conglomerado quer, por exemplo, investir em refino e está na briga por refinarias da região Sul colocadas à venda pela Petrobrás.

Oxiteno

Ainda de acordo com a companhia, as propostas das interessadas na Oxiteno foram feitas na semana passada. Entre os interessados estariam a holandesa LyondellBasell (que no passado negociou com a petroquímica Braskem, sem sucesso) e fundos de private equity.

Outra potencial compradora seria a própria Braskem.

Para a Extrafarma – negócio que o Ultra comprou em 2013, quando planejava tornar os postos Ipiranga uma espécie de “hub” de varejo, com várias conveniências -, a aposta do mercado é que uma rede nacional de maior porte incorpore as lojas à sua estrutura.

Nesse cenário, a Pague Menos apareceria na ponta, embora as negociações ainda não estejam avançadas. A Extrafarma – originalmente fundada no Pará – tem hoje 400 lojas e fatura R$ 1,5 bilhão por ano. A Pague Menos, criada em Fortaleza (CE), já é bem maior: tem mais de 1,1 mil pontos de venda pelo país.

No processo da Oxiteno, espera-se para as próximas semanas a seleção de dois ou mais interessados que participarão da segunda fase da venda, a das propostas vinculantes.

Veja UGPA3 na Bolsa:

  • Só clique aqui se já for investidor
você pode gostar também

Comentários estão fechados.