Grupo Ultra (UGPA3) prossegue com venda da indústria química Oxiteno e farmácias Extrafarma

O Grupo Ultra (UGPA3) informou que pretende diminuir seus ativos e, assim, avançou na venda de dois grandes negócios: a indústria química Oxiteno, avaliada em R$ 8 bilhões, e a rede de farmácias Extrafarma.

De acordo com a empresa, a primeira venda está adiantada, tendo recebido algumas propostas. Já o segundo ativo está ainda em discussões iniciais, com a Pague Menos – capitalizada depois de sua abertura de capital, no ano passado – surgindo como potencial interessada.

Grupo Ultrapar

Objetivo

Conforme a empresa, o objetivo é focar em sua atividade primária relacionada ao mercado de óleo e gás. O Grupo Ultra detém a rede de postos Ipiranga, a Ultragaz e a Ultracargo.

Segundo a companhia, apesar do desinvestimento de áreas não prioritárias, a empresa não conta com esses recursos para crescer em ativos relacionados ao negócio principal.

O conglomerado quer, por exemplo, investir em refino e está na briga por refinarias da região Sul colocadas à venda pela Petrobrás.

Oxiteno

Ainda de acordo com a companhia, as propostas das interessadas na Oxiteno foram feitas na semana passada. Entre os interessados estariam a holandesa LyondellBasell (que no passado negociou com a petroquímica Braskem, sem sucesso) e fundos de private equity.

Outra potencial compradora seria a própria Braskem.

Para a Extrafarma – negócio que o Ultra comprou em 2013, quando planejava tornar os postos Ipiranga uma espécie de “hub” de varejo, com várias conveniências -, a aposta do mercado é que uma rede nacional de maior porte incorpore as lojas à sua estrutura.

Nesse cenário, a Pague Menos apareceria na ponta, embora as negociações ainda não estejam avançadas. A Extrafarma – originalmente fundada no Pará – tem hoje 400 lojas e fatura R$ 1,5 bilhão por ano. A Pague Menos, criada em Fortaleza (CE), já é bem maior: tem mais de 1,1 mil pontos de venda pelo país.

No processo da Oxiteno, espera-se para as próximas semanas a seleção de dois ou mais interessados que participarão da segunda fase da venda, a das propostas vinculantes.

Veja UGPA3 na Bolsa:

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais