Gol (GOLL4) reverte prejuízo e lucra R$556,3 mi no 2T23

Companhia também fez revisões operacionais e financeira para o resto do ano

A Gol (GOLL4) viu o lucro líquido subir para R$556,3 milhões no segundo trimestre deste ano. O número vem depois do prejuízo de R$2,96 bilhões no mesmo período de 2022. Os resultados foram apresentados na manhã desta quinta-feira.

A companhia registrou receita líquida ficou em R$4,145 bilhões no segundo trimestre de 2023, com ganho de 27,9% no comparativo com 12 meses.

O Ebitda ficou em R$947, 3 milhões no segundo trimestre, com margem em 22,8%. O Ebit ficou em R$537,2 milhões, frente ao resultado negativo de R$191,9 milhões no segundo trimestre do ano passado.

Já o resultado financeiro líquido foi de R$2,6 milhões no 2T23, com a queda perto de 100%, e perdas financeiras de R$2,776 bilhões no 2T22.

Revisão das Projeções financeiras

A GOL (GOLL4) também divulgou relatório com as atualizações das projeções operacionais e financeira para o restante deste ano. Com isso, a companhia avisa que essas medidas poderão refletir os resultados conquistados no primeiro semestre do ano.

Além disso, a companhia explica que a revisão da projeção para o segundo semestre do ano, incluí os novos patamares de preço de querosene de aviação observados e ajustes de capacidade.

Para ajudar investidores e analistas no entendimento de como a GOL aborda seu planejamento de curto-médio prazo:

Alguns pontos da Revisão Operacional

A frota permanece a mesma, ou seja, 114 a 118; variação de ASKs de 15% a 20% anterior para 10% a 15%; assentos de 20% a 25% para 15% a 20%; decolagens de 20% a 25% para 15% a 20%; e a taxa de ocupação média permanece em ~81%.

Quanto ao preço do combustível, a Gol estimava ~R$5,4 por litro, sendo que com a revisão o valor é de ~R$5,1 por litro.

Alguns pontos da Revisão Financeira

Sobre o financeiro, a receita líquida deve variar de ~R$19,5 bi para ~R$19,3 bi; lucro por ação permanece o mesmo em ~R$0,3 mi, excluindo ganhos, perdas e variação cambial. A margem de Ebitda (fora aeronaves cargueiras) de ~2,4% para ~2,5%.

O *Capex permanece o mesmo em ~R$600 mi e a dívida financeira permanece em ~US$2,7 bi.

A GOLL4 disse que estas perspectivas financeiras poderão ser ajustadas visando incorporar a evolução do desempenho operacional-financeiro. Eventuais mudanças na economia brasileira e no mercado em que a companhia atua, incluindo variações do crescimento do PIB, taxa de juros, câmbio e tendência no preço do petróleo, também poderão sofrer modificações.

*O Capex líquido é calculado como Capex bruto de manutenção capitalizada, subtraído de financiamento de ativos e custos de manutenção.

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