Uma explosão no centro de Donetsk preocupa o mercado nesta sexta-feira (18), com medo de que uma guerra entre Ucrânia e Rússia esteja para começar. De acordo com a agência de notícias russa, Tass, a explosão aconteceu perto de uma construção do governo na cidade – tudo indica que a explosão foi no carro de um dos líderes da região, que desde 2014 vive sob comando de separatistas pró-Rússia. Há imagens da explosão no Twitter. Reporta o jornal inglês The Guardian.
Agências de inteligência do ocidente haviam afirmado, nesta semana, que algumas “provocações” poderiam ocorrer para que a Rússia pudesse justificar uma invasão, o que pode ter sido este caso. Denis Pushilin, que é o líder da República Popular de Donetsk, que controla a região, decretou uma evacuação em massa de centenas de milhares de civis para a Rússia, a começar por “mulheres, crianças e idosos”.
Donetsk fica no leste da Ucrânia, uma região em que as pessoas falam russo e possuem sentimentos pró-Rússia. Pushilin e a agência russa TASS afirmam que o exército da Ucrânia tem atacado a produção química industrial da região de Donetsk. O governo ucraniano afirma que isso é parte de uma ação orquestrada para espalhar desinformação e justificar uma invasão.
Você quer receber as principais notícias do mercado? Entre nos nossos grupos de WhatsApp.
Comentários estão fechados.