Embraer (EMBR3) entregou 43 jatos no 3T23

Carteira de pedidos firmes encerrou o período em US$ 17,8 bilhões

A Embraer (EMBR3) entregou 43 jatos no terceiro trimestre de 2023, uma alta de 30% na comparação com o 3T22, quando foram entregues 33 aeronaves. O anunciou das operações foi na noite desta quinta-feira (26).

A Aviação Comercial apresentou crescimento robusto, com as entregas saltando de 10 para 15, uma alta de 50% em relação ao mesmo período de 2022. Na Aviação Executiva, as entregas também cresceram: os 28 jatos entregues (19 leves e 9 médios) representam uma alta de 22% comparado com o 3T22.

A companhia acumula um total de 105 aeronaves entregues em 2023 (39 comerciais e 66 executivas), um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram entregues 79 jatos (27 comerciais e 52 executivos) até o terceiro trimestre.

Pelo segundo trimestre consecutivo, a Embraer apresentou crescimento de entregas de dois dígitos: no 2T23, as entregas da companhia cresceram 47% em relação ao 2T22.

A carteira de pedidos firmes da Embraer encerrou o período em US$ 17,8 bilhões, apresentando uma alta de US$ 500 milhões em relação ao segundo trimestre. Esse volume representa o maior nível do backlog em um ano.

O backlog da Aviação Comercial subiu de US$ 8 bilhões para US$ 8,6 bilhões em relação ao 2T23, com vendas de 42 aeronaves até setembro.

A SkyWest assinou um pedido firme de 19 novos E175, para operação na malha da United Airlines. Os novos jatos serão integrados à frota já existente de 90 E175, já operados pela SkyWest para a companhia aérea.

Outro acordo importante no trimestre foi com a Luxair. A companhia aérea de Luxemburgo encomendou quatro E195-E2, incluindo duas opções de compra e três direitos de compra para jatos adicionais.

A Air Peace, a maior companhia aérea da África Ocidental, também anunciou um pedido firme no 3T23 para cinco jatos Embraer E175. As entregas dos novos jatos de 88 assentos estão previstas para ocorrer a partir de 2024.

A Binter realizou mais um pedido firme para seis E195-E2. Após a conclusão das entregas, a companhia aérea das Ilhas Canárias terá uma frota de 16 jatos E2. O acordo foi anunciado em junho de 2023 e incluído no backlog do 3T23.

A American Airlines assinou um pedido firme com a Embraer para a compra de quatro novas aeronaves E175, que serão incluídas no backlog do 4T23. Os jatos serão operados pela subsidiária da empresa, a Envoy Air.

Aviação Executiva

Na Aviação Executiva, o backlog manteve-se estável em US$ 4,3 bilhões, com um book-to-bill de 1,5:1, demonstrando o equilíbrio entre o alto volume de vendas e de entregas de jatos.

Além disso, a companhia anunciou um novo recurso de autothrottle para os jatos Phenom 300E. Em agosto, o Phenom 300 tornou-se o jato executivo mais voado nos Estados Unidos e a série Phenom ultrapassou 2 milhões de horas de voo.

Novas aeronaves

A Embraer anunciou ainda, em outubro, que testou com sucesso o Phenom 300E e o Praetor 600 com combustível de aviação 100% sustentável (SAF 100%, na sigla em inglês). Os testes foram realizados nas instalações da Embraer em Melbourne (Flórida), com um motor operando com 100% de SAF. O SAF foi fornecido pela World Fuel. Os testes ofereceram informações significativas da performance dos sistemas com o combustível.

Treinamentos

A companhia também anunciou que a Embraer-CAE Training Services (ECTS) vai ampliar a capacidade de treinamento com dois novos simuladores de voo (Full-Flight Simulator – FFS, na sigla em inglês) do Phenom 300. O primeiro novo simulador está programado para entrar em serviço no primeiro trimestre de 2024, na CAE Londres Burgess Hill (Reino Unido). O segundo tem operação planejada para o terceiro trimestre de 2024, na CAE Las Vegas (Estados Unidos). O início da operação está previsto para o final de 2024.

Novos Acordos

A Embraer fechou acordos do Pool Program com a Marathon Airlines (Grécia), Royal Jordanian Airlines (Jordânia), Scoot (Singapura), e Sky High (República Dominicana.
Além dos novos acordos do Pool Program, a Embraer assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a SIA Engineering Corporation (SIAEP), para ampliar os serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO, na sigla em inglês) para a família de jatos E2 da Embraer na Ásia-Pacífico, acompanhando o crescimento da frota na região.

Em Defesa & Segurança, a Força Aérea de Portugal (FAP) realizou a entrada em serviço do primeiro KC-390 no exterior. Esse também é o primeiro KC-390 a ser entregue na configuração da OTAN. A Embraer ainda entregará outras quatro aeronaves para a FAP. Além desse importante marco, a Áustria e a República Tcheca anunciaram a seleção do C-390 Millennium como nova aeronave de transporte militar tático. Em 2022, a Holanda também já havia anunciado a seleção do C-390.

Os três países europeus se juntam a Brasil, Portugal e Hungria, que já adquiriram o C-390 Millenium, consolidando ainda mais a plataforma multimissão como solução preferencial nos países da OTAN.

As negociações com Holanda, Áustria e República Tcheca ainda não foram incorporadas ao backlog da Embraer Defesa & Segurança, representando um potencial de alta significativa para os próximos trimestres. O KC-390 tem atraído o interesse de muitos países em diferentes continentes e está sendo avaliado por diversos clientes em potencial, como a Índia e a Coreia do Sul.

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