Ações da Embraer (EMBR3) sobem 12% após venda de 100 ‘carros voadores’; entenda o projeto

Carros voadores? Esse é o novo projeto da Embraer que tem como objetivo revolucionar a mobilidade urbana

A Embraer (EMBR3), empresa de aeronaves brasileira, surpreendeu o mercado ao se destacar como uma das ações líderes da alta na Bolsa de Valores (B3) nesta quinta-feira (23).

Os ativos da empresa alcançaram uma alta de 12% só hoje, somando uma valorização de 17% no ano de 2021. Em suma, a cotação dos ativos chegou a R$ 23,72 por ação.

A decolagem dos papéis veio de um contrato entre a empresa brasileira e a britânica Bristow, que solicitou a compra de 100 carros voadores da Embraer, os chamados eVTOLs.

Carros voadores? Não sabe o que é? Veja os detalhes desse projeto que tem como objetivo revolucionar a mobilidade urbana:

https://www.youtube.com/watch?v=4mPvcxs9sWM&feature=emb_logo

eVTOLs

A Eve Urban Air Mobility, subsidiária da Embraer e responsável pelos projetos de eVTOL, junto com a Helisul Aviation, tem como objetivo colocar seus ‘carros voadores’ em operação até 2026.

Essas aeronaves têm como princípio as decolagens verticais, justamente para o uso na mobilidade urbana. Dessa forma, esse tipo de carro voador visa tornar-se uma opção a serviço de táxi aéreo.

Portanto, a Helisul e a Eve planejam iniciar trabalhando numa prova de conceito (POC, em inglês). Sendo assim, o projeto tem como objetivo desenvolver um ambiente seguro para a expansão das operações do eVTOL. Portanto, o foco é criar acessibilidade para os futuros passageiros, o que inclui construir “vertiportos” para embarque do eVTOL.

Ilustração carro voador

Recepção positiva

Dentro do mercado de ações, a notícia foi muito bem vista.

“A Embraer vem se recuperando de maneira célere desde o seu período mais negativo atingido durante 2020. Portanto, diversas parcerias têm sido anunciadas, com destaque para a Eve, que tem uma posição de uma das principais players globais no desenvolvimento de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical para mobilidade urbana”, afirma Luis Sales, analista da Guide.

Dessa forma, a alta valorização das ações da empresa veio em um momento em que a Goldman Sachs coloca seus ativos como uma das principais recomendações.

Olhar no futuro

De acordo com a Goldman Sachs, a recomendação para seus clientes da compra de ativos da Embraer, vem de um entendimento de que o carro voador tem grandes chances de receber cada vez mais investimentos. Isso porque a perspectiva é que ele seja cada vez mais comprado por diversos países.

“A Embraer é dona da Eve e acreditamos que não está precificada nas ações. Considerando outras companhias de eVTOL listadas”, afirma relatório oficial da Goldman Sachs.