O segundo semestre do ano promete. Isso porque, com o avanço da vacinação, cresce cada vez mais a esperança de voltar a normalidade pré-pandemia. Assim como, expectativas de uma retomada econômica.
Dessa forma, alguns eventos se mostraram importantes nesse recomeço. Por exemplo, o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (8). A data pode ser um ponto crucial, principalmente para o reaquecimento do comércio e influência do varejo brasileiro.
Segundo a Spot Metrics, plataforma de Inteligência de Dados e CRM para o varejo físico, a expectativa é um Dia dos Pais muito forte, com um aumento de 30% nas vendas em relação ao ano passado.
Neste feriado, também é esperado uma maior procura por presentes online do que em 2020, que teve um crescimento de 127% na pandemia mesmo após a reabertura do comércio.
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Compras online não vão sair de moda tão cedo
As restrições de funcionamento de lojas nas cidades brasileiras estão cada vez mais flexíveis. Apesar disso, a venda para o comemorado dia paterno acontece majoritariamente pela internet.
Isso é o que mostra a Bare International, maior fornecedora independente de pesquisa de experiência do cliente, dados e análises para empresas em todo mundo.
Dessa forma, de acordo com uma análise realizada em julho, cerca de 64% dos consumidores pretendem buscar um presente para seus pais na web. Em contrapartida, 36% das pessoas afirmaram que não. Em suma, 33% disseram ter intenção de comprar presentes presencialmente, e 25% ainda não se decidiram.
Varejo faminto
Os resultados obtidos são vistos por alguns especialistas como um sinal de alerta. Estes mostram novos hábitos consolidados entre os consumidores, o que pode ser um caminho de investimento, ainda mais para empresas varejistas.
Vale lembrar que o setor de e-commerce é um exponencial em crescimento para a economia do país, assim como as empresas de varejo.
O volume de vendas do comércio brasileiro fechou o ano de 2020 em alta. Assim, foram mais de 1,2% de crescimento, mesmo após as consequências econômicas trazidas pela pandemia.
De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a receita nominal teve alta de 6%.