“Esse setor é atingido e prejudicará uma parte significante das nossas exportações e consequentemente a economia”

A chapa de Alberto Fernandéz e Cristina Kirchner está à frente na corrida presidencial na Argentina. O resultado nas primárias indica uma forte possibilidade da chapa oposicionista, que possui uma vantagem de 15% dos votos. Com isso, tivemos uma reação muito forte dos mercados, como por exemplo, a desvalorização de mais de 30% do peso argentino em relação ao dólar americano. No Brasil, a situação também é preocupante, pois a eleição de um presidente que não esteja alinhado com o governo de Jair Bolsonaro pode resultar em muitos entraves comerciais com o país que é o 3º maior comprador de produtos brasileiros.

Para Daniela Casabona, Sócia-Diretora da FB Wealth, a crise é prejudicial por afetar um importante mercado da indústria nacional. “A Argentina é um dos principais destinos das exportações de produtos manufaturados brasileiros e tem sido a responsável pela recuperação de uma categoria que responde por um terço das vendas do Brasil ao exterior”, comenta. Se concretizados os resultados das primárias, um cenário mais protecionista pode prejudicar principalmente o setor industrial. “Com uma política mais fechada esse setor é atingido e prejudicará uma parte significante das nossas exportações e consequentemente a economia”, explica Casabona.

De acordo com Daniela, quanto aos acordos econômicos, como o do Mercosul, é difícil saber os efeitos da eleição, pois dependerá de como a oposição vai definir as políticas do novo governo. Em relação aos investimentos na Bolsa, a principal preocupação é em relação aos fortes sinais de recessão global. “Hoje, essa crise da Argentina não impacta tão fortemente a Bolsa de Valores, uma vez que a Argentina já está crise faz um tempo. Quem pode se prejudicar são as empresas que exportam, tendo que diminuir suas atividades. O problema da economia do Brasil é uma forte desaceleração global que irá impactar em diversos setores, principalmente o de investidores estrangeiros”, finaliza.

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: