Esta foi a década de despertar do brasileiro para o mundo dos investimentos. Padrões das buscas online levantados pela Decode, empresa de dados e client acquisition, mostram que a procura por investimento aumentou 22% nos últimos 5 anos, com o pico de buscas em 2019.

Em 2020, mesmo com a crise houve um aumento de 89% nos cadastros de pessoa física na Bolsa de Valores Brasileira (B3).

De acordo com dados apurados via Google Trends, as pessoas estão procurando saber principalmente “o que é investimento” (aumento de 111%), “fundo de investimento” (39%) e “melhor investimento” (21%).

Neste turbulento 2020, de lockdowns pelo mundo afora, circuit breakers em sequência na Bolsa no primeiro semestre e eleição para presidência americana, entre outros fatores que agitaram o mercado financeiro, os principais produtos relacionados a investimento procurados pelos brasileiros no digital foram:

  • Tesouro direto
  • Investimento poupança
  • Investimento CDB
  • Renda Fixa
  • Investimento em ações

INVESTIMENTOS: CPFs na B3

De 2015 a 2020 também corresponde ao período número de CPFs cadastrados na B3 aumentou em 470%. Do total, apenas 26% dos investidores são mulheres, uma vez que os homens ainda são maioria nesse mercado e representam 74%. Pessoas na faixa de 26 a 35 anos representam a maior parte de cadastros da B3, 34% do total, seguido da faixa etária de 36 a 45, que somam 26% do total de CPFs.

Segundo Lucas Fontelles, Head de Consumer Insights da Decode, os dados mostram que o aumento de pessoas na Bolsa, contudo, ainda não significa que o Brasil se tornou um país de investidores. “O público em geral está passando pelo boom da educação financeira, tanto que as buscas se concentram em produtos de entrada no mercado financeiro. Quem está aprendendo prefere obter retornos mais garantidos, o que demonstra receio da volatilidade dos ativos de renda variável”, analisa.

A Decode é uma empresa de dados e client acquisition que, a cada semana, realiza levantamentos de dados e sentimento público sobre temas relevantes do momento em diversas áreas. Essa expertise em comportamento do consumidor é uma das bases das soluções de negócios com foco data-driven e maximização de receita elaboradas pela empresa.

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: