Copel (CPLE6) afirma que sofreu ataques cibernéticos em alguns servidores

A estatal paranaense de energia elétrica Copel (CPLE6) foi alvo de ataques cibernéticos, o que gerou indisponibilidade em alguns sistemas da companhia, que ainda buscava retomar a normalidade na noite de segunda-feira (1).

“Os sistemas de operação e proteção detectaram os ataques e, imediatamente, a companhia seguiu os protocolos de segurança, inclusive com a suspensão do funcionamento de seu ambiente informatizado para proteger a integridade das informações”, disse a empresa em comunicado.

O ataque foi registrado na segunda-feira e atingiu alguns servidores, acrescentou a Copel, ainda de acordo com o comunicado, que foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite do mesmo dia.

“A avaliação completa do ocorrido está em curso e a companhia está tomando providências necessárias para restabelecer a normalidade”, afirmou.

A empresa

A Copel destacou, no entanto, que seus sistemas se mantiveram íntegros e que “serviços de fornecimento de energia elétrica e de telecomunicações seguem funcionando normalmente”.

Com o incidente, a Copel soma-se a outras empresas de energia elétrica que sofreram com invasões ou tentativas de ataques de hackers no Brasil desde meados de 2020, como Energisa e Light, conforme publicado pela Reuters em julho passado.

Segundo especialistas, a pandemia de coronavírus tem ajudado a impulsionar esses ataques, uma vez que regimes de trabalho remoto de funcionários muitas vezes aumentam a exposição dos sistemas e redes aos cibercriminosos.

A Copel disse que “as autoridades competentes estão acompanhando o caso” sobre o ataque à companhia.

A companhia

A Companhia Paranaense de Energia é uma empresa pública de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Estado do Paraná, sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista.

Veja CPLE6 na Bolsa:

  • Só clique aqui se já for investidor

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais