Coletivos se juntam para incentivar empresas a incluírem mais jovens no mercado de trabalho

O resultado da união é um evento que contará com várias ações, palestras e oportunidades para os jovens e empresas

Com o propósito de apoiar as empresas brasileiras na inclusão produtiva dos jovens, os coletivos GOYN SP (Global Opportunity Youth Network São Paulo), 1MiO (Um Milhão de Oportunidades) e Pacto Coletivo pelos Jovens do Brasil se uniram para criar um evento que acontece dia 20 de julho.

A ocasião contará com várias ações, palestras e oportunidades para jovens com interesse em começar sua vida profissional, assim como incentivar grandes organizações a incluir cada vez mais pessoas novas em seus quadros de funcionários.

Essa união foi pensada devido uma análise do momento em que vivemos. Isso porque, cerca de 27,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão desempregados, segundo dados divulgados pelo Atlas das Juventudes  e Instituto Veredas.

https://www.youtube.com/watch?v=j8ExEx–YeU

O evento

No dia 20 de julho, acontecerá o evento “Inclusão produtiva dos jovens: o papel das empresas para transformar uma geração” .

O acontecimento contará com o lançamento do estudo “Boas práticas na inclusão de jovens” e uma comunidade no Linkedin para troca de experiências entre companhias sobre o tema.

As duas iniciativas protagonizadas pelas organizações parceiras pretendem oferecer insumos para que companhias possam compartilhar suas experiências e aprendizados. Assim, estimulando novas instituições a aderirem à prática.

Além disso, haverá também 6 ações realizadas nas empresas Itaú, Coca Cola, Funcional, PwC e Magazine Luiza. As ações consistem em realizar processos seletivos, formação dos jovens, integração no ambiente de trabalho, programas de jovem aprendiz, e outros.

Ilustração de perfis profissionais

Panorama atual

A parceria entre os coletivos, tem como base principal os dados divulgados pelo Atlas da Juventude. Dessa forma, esses dados também afirmaram que na pandemia, 1 em cada 4 jovens gostaria de trabalhar, mas não conseguem encontrar nada. Por consequência, esses desistem de procurar emprego.

Por consequência, quase metade das 50 milhões de pessoas, entre 15 e 29 anos, querem sair do país porque não enxerga boas perspectivas para o futuro.

Portanto, promover mais oportunidades, com educação de qualidade, formação profissional, inclusão digital e acesso ao mundo do trabalho é uma questão urgente.

Além do problema social, a inserção de jovens no mercado de trabalho é um investimento de médio e longo prazo para o desenvolvimento do Brasil, uma vez que essa inclusão na educação ou no mercado de trabalho pode evitar prejuízos de até 1,5% do PIB brasileiro, segundo pesquisa do Atlas.