BTG Pactual (BPAC11) compra participação na gestora Signal Capital

BTG Pactual (BPAC11) compra participação na gestora Signal Capital

O BTG Pactual (BPAC11) fechou um acordo que prevê a compra de participação relevante na gestora de private equity Signal Capital. Fundada em agosto, a partir da aquisição das operações da Hamilton Lane no Brasil pelo então diretor local Ricardo Fernandez Jr., a casa é especializada na gestão de fundos de fundos de participação em empresas, compra de cotas no secundário e em aportes diretos por meio de coinvestimentos.

Segundo o Valor Econômico, sob a marca anterior a gestora captou e investiu em dois fundos de fundos de private equity, com capital comprometido de mais de R$ 380 milhões. Com o acordo com o BTG, o plano é se tornar uma referência em investimentos alternativos na América Latina.

BTG (BPAC11) registra queda de 4% no lucro do 2TRI

BPAC11: terceiro portfólio

Um terceiro portfólio começa a ser idealizado. “Hoje, no segmento de private equity tem fundo de bilhão. A ideia é fazer um fundo de tamanho legal para fazer diferença na hora de investir”, diz Fernandez.

Os detalhes do acordo não foram revelados. Embora seja uma fatia relevante, a opção de compra em alguns anos é de posição minoritária, diz Alan Hadid, sócio da BTG Pactual Asset Management.

“Vamos apoiar na parte econômica, na distribuição, em backoffice e tecnologia e ao mesmo tempo assegurar a independência no processo de gestão.”

Private equity

Não é de hoje que o BTG aposta no segmento de private equity, tem cerca de R$ 10 bilhões em ativos sob custódia, mas até aqui não havia nenhum fundo de fundos, diz Hadid. “O brasileiro, historicamente, não investe em private equity, mas neste novo mundo de taxas de juros baixas, esse negócio pode ser muito grande”, diz. “Com um fundo de fundos e uma equipe especializada, a gente acha que tem um produto poderoso para colocar na plataforma.”

A intenção é extrapolar a estrutura fundos de fundos para outras classes alternativas, como carteiras de infraestrutura e de créditos estressados.

Provedora de liquidez

A Signal também vai atuar como provedora de liquidez desse mercado, diz Fernandez, uma forma de dar saída para os gestores, ao mesmo tempo em que garimpa oportunidades.

O BTG não vai ter exclusividade na distribuição. As cotas vão estar disponíveis na plataforma digital e em escritórios de gestão de fortunas, com a oferta chegando ainda a fundos de pensão, RPPS.

Veja BPAC11 na Bolsa:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.