Bolsas Europeias realizam com tensão elevada pelo conflito

DAX-30, bolsa de Frankfurt, ficou em queda de 1,31% aos 14.283

As bolsas europeias recuaram nesta quarta-feira, no que seria uma realização de lucros pelos investidores. Hoje foi mais um dia de atenção, com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia pesando nos preços do petróleo. A expectativa pelo encontro entre os líderes europeus, membros da OTAN com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden também elevou o grau de tensão.

Índices: o Stoxx Europe 600 ficou em queda de 1,01% aos 458.03 em Londres; o FTSE100, bolsa de Londres, ficou em queda de 0,22% a 7.460; o CAC-40, Paris, ficou em queda de 1,17% aos 6.581; o DAX-30, bolsa de Frankfurt, ficou em queda de 1,31% aos 14.283; o FTSE-MIB, bolsa de Milão, ficou em alta de 0,96% aos 24.298; o Ibex 35, bolsa de Madri, ficou em queda de 1,87% aos 8.328; e o PSI-20, bolsa de Lisboa, ficou em queda de 0,80% aos 5.774.

O índice pan-europeu devolveu a alta. Os papéis que subiram muito no dia anterior acabaram corrigindo como de tecnologia, montadoras, seguradoras e dos principais bancos.

Os maiores ganhos ficaram com as ações das energéticas, que foram beneficiadas pelos preços do petróleo. Além das sanções impostas pela Rússia sobre a commodity, um bombardeio na Arábia Saudita interrompeu o fornecimento de uma refinaria. Com isso, a possibilidade é de que as exportações do Cazaquistão sejam prejudicadas e reduzidas em até 1 milhão de barris por dia, ou 1% da produção global. Os danos foram causados por tempestades, segundo uma autoridade russa.

Nesta quarta-feira, o presidente Vladimir Putin também anunciou que todos os produtos comprados da Rússia, incluindo o petróleo, obrigatoriamente devem ser pagos em rublos.

Ainda sobre o petróleo, os estoques do Estados Unidos caíram na semana passada em 2,5 milhões de barris em relação à semana anterior. A estimativa apontava para a queda de 0,7 milhões, conforme relatório da Agência de Energia americana.

Por fim, a expectativa do encontro dos líderes europeus, membros da OTAN com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden também elevou a tensão nos mercados. Biden, antes de viagem, disse que acredita a Rússia poderá usar armas químicas e biológicas. “Acho que é uma ameaça real”. O presidente americano também alertou seus governadores para que mantenham o alerta sobre a cibersegurança, já que existe ameaça de uma sequência de ataques.

Entre as ações com ganhos no DAX-30 ficaram: Bayer, alta de 0,44%, Henkel, alta de 0,44%, Symrise, alta de 0,14%. Recuaram: E.ON, queda de 3,48%, Continental, queda de 2,93%, Basf, queda de 2,40%, Deutsche Böerse, queda de 2,60%.

O preço do barril do Brent, com contrato para maio de 2022, estava em alta de 0,10% a US$121,72 em Londres.

Para ficar de olho no seu dinheiro, entre nos nossos grupos de WhatsApp e receba notícias do mercado em tempo real, além de materiais, relatórios e outras informações que vão te ajudar a investir melhor e guardar mais dinheiro.

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.