“A tendência é ter uma boa rentabilidade para investidores que entraram desde o começo do ano ou até antes. Somente em 2019 o índice valorizou quase 20%”

Com a disputa comercial entre China e Estados Unidos caminhando na direção de um acordo, os mercados estão em alta. Com isso, o Ibovespa chegou próximo a sua máxima histórica, ultrapassando os 105 mil pontos. Com as ações em alta, o investidor pode ficar em dúvida sobre o momento de começar a investir, afinal, os papéis em alta vão valorizar ainda mais. Portanto, é o momento de esperar uma baixa, para não perder os investimentos? Segundo Daniela Casabona, Sócia-Diretora e Assessora Financeira da FB Wealth, a preocupação com as movimentações tem aumentado com a queda nos juros. “A redução da taxa de juros atrai aquele investidor acostumado com uma renda garantida todo mês para a bolsa de valores. Isso gera um movimento de busca por educação para esse tipo de investimento”, comenta.

Casabona afirma que a euforia pode dar uma ilusão de ganhos rápidos em um tipo de investimento que funciona melhor no longo prazo. “Neste momento, a gente vê muitos desses erros financeiros. A bolsa passou por um momento de queda, o que pode ter preocupado muita gente, fazendo-os retirar os seus investimentos, evitando a recuperação dos prejuízos”, explica a Assessora Financeira. A consciência deve ser de que o investimento tem que ser de longo prazo. “A bolsa sempre tem oscilações e esse índice não se manterá estável, então é importante ficar atento para entradas na bolsa quando ela oscilar para baixo. A tendência é ter uma boa rentabilidade para investidores que entraram desde o começo do ano por e exemplo, ou até antes. Somente este ano o índice valorizou 19,14%”, explica.

Para Daniela, independente da alta ou baixa da bolsa de valores, é importante analisar as opções de mercado. “Sempre diversificar, afinal, você pode ganhar mesmo com o Ibovespa em queda e o contrário pode acontecer também. O índice reflete uma média de desempenho, cabe ao investidor buscar opções que são mais vantajosas”, explica Casabona. Segundo a Sócia-Diretora da FB Wealth, aqueles que são iniciantes na bolsa podem procurar fundos de investimentos. “Nos fundos de investimentos, com um bom gestor, você pode conseguir rentabilizar bastante com o tempo. Além disso, é preciso confiar no gestor, pois muitas vezes a variação no patrimônio pode assustar, mas sempre lembrar de ter o foco nos ganhos a longo prazo”, finaliza. 

Compartilhe

Categorias do artigo

  • Relacionados: