Não é uma tarefa fácil entender como funciona o comportamento do mercado financeiro. No entanto, o investidor pode compreender melhor as quedas e altas da Bolsa de Valores analisando quais foram os melhores investimentos de 2020
Principalmente após os percalços do ano passado, que ficou marcado na história por uma pandemia que afetou todas as economias do mundo.
O mercado brasileiro sofreou com o aumento no preço do dólar para R$ 5,18. Além disso, fechou o ano com uma alta de 4,52% na inflação e a redução da taxa básica de juros (Selic) para 2%.
Investimentos em dólar
Devido a alta do dólar em um acumulado de 29,33% em 2020, os investimentos atrelados à taxa de câmbio e ao mercado internacional tornaram-se bastante rentáveis.
Este fato se deve pois a moeda americana tende a se valorizar diante de crises globais e, consequentemente, na bolsa brasileiro (B3).
Portanto, houve uma forte valorização dos ativos de proteção ao dólar no segundo trimestre, quando a crise do coronavírus (covid-19) atingiu seu pico.
Entre as aplicações que mais renderam estão os fundos cambiais atrelados a variação do dólar, as ETFs que replicam índices da bolsa americana, além das ações do próprio mercado dos EUA.
Bitcoin
O ano passado também ficou marcado por uma grande valorização dos ativos de criptomoedas. Entre eles, o mais conhecido é o bitcoin, que atingiu uma alta de cerca de 305% nos 12 meses do ano pandêmico.
Esta moeda virtual não é de fato um investimento, pois assim como o dólar não existe um valor intrínseco. Sendo assim, ela não irá remunerar como as ações, a renda fixa e fundos de multimercado.
No entanto, muitos investidores comparam o bitcoin as aplicações em ouro, já que pode ser usado como uma reserva em tempos de crise.
Apesar da alta volatilidade, é importante manter a diversificação. Afinal, nunca se sabe quando uma aplicação pode acabar salvando a carteira de investimentos.
Ouro
O ouro atua com uma reserva de valor, então toda que vez temos uma instabilidade no mundo, como ocorreu em 2020, parte dos recursos se destina ao metal. Portanto, ele tende a se valorizar.
A alta do dólar contribuiu para o mercado de ouro, que teve uma valorização de 55,93%. Em síntese, ele traz certa proteção para a carteira de investimentos.
Para os investidores da B3, é possível comprar títulos de ouro como, por exemplo, OZ1D, OZ2D e OZ3D, ou operar em fundos focados no setor. Além destas opções, existem corretoras especializadas, como a Ouro Minas.
Comentários estão fechados.