Banco Central Europeu aumenta taxa de juros novamente

Em reunião nessa quinta-feira (15) o Banco Central Europeu anunciou a elevação da sua taxa básica de juros pela quarta vez consecutiva.

Pela manhã os mercados aguardaram o resultado da reunião do BCE, para definição da taxa de juros. O consecutivo aumento dos juros tende a acontecer para controle dos preços altos, que ocorre desde a pandemia do Covid-19 onde a inflação disparou por conta da reabertura da economia.

A nova taxa foi alterada de 1,5% para 2%, desacelerando um movimento contínuo de aumentos de 0,75 pontos percentuais nas últimas duas reuniões.

Na reunião foi enfatizado que, possivelmente, haverá um aperto monetário, refletindo diretamente nos planos para drenagem do sistema financeiro, resultando em uma inflação desenfreada.

O objetivo principal para controle da taxa de juros, é principalmente o controle da inflação.

Assim que a inflação caminhar para estabilidade, os juros poderão diminuir. Numa política monetária mais controlada, o BCE afirma que suas novas projeções podem se manter acima da meta atual de 2%, pelo menos até 2025.

De acordo com o estabelecido, o BCE enxuga a liquidez do mercado, projetando maiores custos de empréstimos e alinhando-se ao FED.

 

Acompanhe mais informações do mercado financeiro no nosso blog.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.