B3 (B3SA3) cria portal de educação financeira com conteúdos exclusivos sobre ETFs

O projeto é uma parceria com as gestoras BlackRock, Hashdex, Itaú Asset, Investo, QR Capital e XP

Na última terça-feira (24), a B3 lançou em sua rede um site com teor educativo. Em parceria com diversas gestoras, o portal tem como principal propósito educar os investidores sobre aplicações em ETFs (fundos atrelados a algum índice).

As instituições que fazem parte do projeto são a BlackRock (BLAK34), Hashdex, Itaú Asset, Investo, QR Capital e XP. Estas gestoras são responsáveis pela emissão dos principais ETFs listados na Bolsa.

Dessa forma, o site traz dicas, opções de escolha de corretoras para investir, assim como uma ferramenta que compara e auxilia os investidores na hora de optar por um fundo.

O que são ETFs?

O ETF, ou simplesmente fundo de índice, é um tipo de investimento de renda variável. Na prática, são vários investidores, como um condomínio, que investem em conjunto num mesmo lugar.

Dessa forma, esse ativo é negociado na Bolsa de Valores (B3), e o desempenho é replicado através de um índice de referência. Ou seja, o gestor do ETF tem o papel de replicar o fundo de acordo com o seu indicador. 

Um exemplo seria um ETF ligado ao Ibovespa, como o BOVA11. Dessa forma, o principal objetivo do fundo é usar os recursos dos investidores que aplicam nele para comprar as mesmas ações da carteira do índice.

Rentabilidade

A rentabilidade dos ETFs variam de acordo com seu índice de referência. Isso porque esse tipo de investimento busca seguir o valor mais parecido possível com sua referência.

Dessa forma, para saber a rentabilidade média do ETF é necessário observar os rendimentos de seu índice referencial.

B3 (B3SA3) cria portal de educação financeira com conteúdos exclusivos sobre ETFs
Imagem de representação ETF (Exchange-traded fund)

Custos

Os custos desse tipo de investimento se assemelham com os tributos pagos em negociações de compra e venda de ativos. É necessário gastar com taxas de corretagem para a corretora de investimentos escolhida, assim como tarifas de negociação (emolumentos).

Vantagens do ETF

Optar por investir em um ETF pode trazer várias vantagens, além de ser um bom método de diversificar sua carteira de investimentos.

Esse tipo de fundo apresenta facilidade de operação, negociação e de balanceamento, uma vez que suas atualizações são periódicas, além de uma taxação menor do que fundos tradicionais.

Como Investir

Como já citado a cima, para começar a investir em ETFs, basta ter uma corretora. A compra acontece igual a negociações com ações. Em suma, basta que o investidor escolha a cesta de ativos que preferir.

No entanto, para saber mais, basta acessar o site educativo da B3  ETF.com.vc.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais