O conselho administrativo do Banco Inter (BIDI11) aprovou a oferta primária de units de R$ 5,5 bilhões, de acordo com o anúncio enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na última terça-feira (15). Após a divulgação da notícia, as ações tiveram uma queda de 2,73%, fechando há R$ 62,35.
Cada unit é formada por 1 ação ordinária e 2 ações preferenciais de emissão do banco. O preço por unidade foi fixado há R$ 57,84, já o valor da ação foi para R$ 19,28.
Com os preços fixados por unit, a soma total da oferta, o que inclui o lote adicional, chega a uma movimentação de R$ 5,5 bilhões. A divulgação oficial do volume final está marcada para dia 24 de junho deste ano.
https://www.youtube.com/watch?v=ASK6PbmZNq4
Propósito
O Banco Inter pretende utilizar o valor da oferta para fortalecer e implementar seu plano de negócios. Com isso, o mesmo espera acelerar iniciativas estratégicas, assim como lançamentos de novos produtos, crescimento orgânico e outras aquisições.
A operação será coordenada pelas instituições: Bradesco BBI (Líder), BTG Pactual, Bank of America, Itaú BBA, JPMorgan, e UBS Brasil. Todavia, será feito esforços para a colocação das units e das ações no exterior.
De acordo com alguns analistas, é esperado, assim como natural, que o banco vá em busca de aumentar seu capital após a valorização que obteve esse ano.
“Como o Inter tem um modelo de negócios que não gera tanto caixa para investimentos, é importante se capitalizar em um momento que não há tantos ruídos, como deve acontecer ao final de 2021 devido a aproximação das eleições”, afirma o analista Henrique Esteter.
Antigo Intermedium
O Inter é um dos bancos digitais mais populares do país, com mais de 10 milhões de clientes, e expectativas de terminar o ano com quase 20 milhões, sendo 16 milhões de correntistas e 4 milhões de usuários do marketplace no aplicativo.
A instituição financeira 100% digital vem ganhando bons resultados no que diz respeito ao seu desempenho. Dessa forma, no quarto trimestre, as receitas de intermediação financeira foram de R$ 299,062 milhões, com crescimento anual de 16,2%.
Além disso, as receitas de serviços ficaram em R$ 195,7 milhões, com expansão de 128%. Em suma, do total, R$ 38,7 milhões foram do marketplace, que nem existia no quarto trimestre de 2019.