Valid (VLID3) compra a FlexDoc por R$20 mi

Empresa operacionalizou a identificação digital do Auxílio Emergencial

A Valid – IDTech (VLID3) que atua como desenvolvedora de soluções seguras para os ecossistemas de identificação, mobile e meios de pagamento – fechou a compra da FlexDoc, startup especializada em automação de processos e validação de usuários, especialmente Onboarding digital utilizando AI, OCR e Background Check.

O objetivo da movimentação é impulsionar a estratégia da companhia de avançar em ID Digital, no ambiente de clientes públicos e privados, possibilitando à companhia ampliar seu portfólio de soluções.

O valor da transação será composto de três parcelas: na primeira, R$ 20 milhões no ato da assinatura do contrato; na segunda, uma parcela adicional de até R$20 milhões – a depender da lucratividade da empresa em 2023 e 2024; na terceira, 80% do Lucro Líquido alcançado pela FlexDoc ao longo dos próximos quatro anos.

A empresa, que operacionalizou a identificação digital do Auxílio Emergencial pago pelo Governo de Jair Bolsonaro – com mais de 50 milhões de onboardings feitos – é especializada em automação de processos e validação de usuários, especialmente em onboarding digital. A previsão é que as soluções de onboarding da Valid, combinadas, passem a faturar aproximadamente R$ 100 milhões por ano.

A startup possui clientes bancários em seu portfólio, incluindo operações de alta volumetria e complexidade. A FlexDoc conta com dois dos quatro maiores bancos do país como clientes utilizando a solução de Onboarding, dois sites de Data-Entry e cerca de 8.000 usuários acessando seu sistema diariamente. No 1T23, a empresa faturou R$ 7,8 milhões, apresentou EBITDA de R$ 3,6 milhões e Lucro Líquido de R$ 2,4 milhões.

A aquisição, conforme conta o CEO da companhia, o Ivan Murias, foi possível devido à mudança estratégica da empresa nos últimos anos, com ajustes na operação, que levou aos bons resultados financeiros. O foco é consolidar de maneira ainda mais assertiva as suas soluções multibiométricas.

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