A Transparência Eleitoral Brasil, devidamente subsidiada pelas informações que vem sendo coletadas pelos observadores no Brasil e em outros países, apresenta o comunicado sobre as Eleições Gerais de 2022.
Do quanto já foi informado por meio de 273 formulários enviados, cada um representando uma seção eleitoral observada, verifica-se que as eleições transcorrem em um quadro de normalidade.
Há a constatação de filas em seções eleitorais no país e no exterior, porém, a eleição flui com regularidade. A zerézima foi devida e adequadamente emitida na larga maioria das seções eleitorais. Além de emitida, a zerézima também foi fixada em local apropriado em 231 casos, conforme regulamentação da Justiça Eleitoral.
As urnas eletrônicas, segundo o relato dos observadores, foram instaladas, em grande medida, em locais que preservam o sigilo do voto, ocorrendo isto em 255 de 273 seções observadas.
“Houve só um relato de mesário com roupa ou acessório que indicasse alguma campanha eleitoral, também em uma amostra de 273 seções observadas . Também tivemos um único relato de que um eleitor foi coagido ou pressionado por seu acompanhante na hora do voto”, citaram a equipe de comunicação.
Sobre falhas na urna eletrônica, foram 30 relatos de mal funcionamento da urna ou de dispositivo relacionado, sem indicativo de gravidade.
Por sua vez, na grande maioria das situações observadas, em 215 das 273, estavam presentes funcionários da Justiça Eleitoral para auxiliar o eleitorado em caso de dúvidas sobre como proceder ou como votar.
Mais informações depois das 17h00.
Comentários estão fechados.