Petrobras (PETR4) conclui recompra de títulos globais; Estatal em imbróglio no ES

A Petrobras (PETR4) informou que concluiu nesta terça-feira (22) uma oferta de recompra de títulos globais efetuada por sua subsidiária Petrobras Global Finance.

Em comunicado ao mercado, a companhia disse que o volume de principal validamente entregue pelos investidores na oferta, excluídos capitalizados e não pagos, foi de cerca de 3,5 bilhões de dólares, com taxas de câmbio de 1,1828 dólar por euro e 1,2975 dólar por libra.

O montante total pago a esses investidores foi de cerca de 3.975 bilhões de dólares, considerando os preços ofertados pela Petrobras e excluindo os juros capitalizados até a data de liquidação, conforme o caso, disse a companhia.

Espírito Santo

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) iniciou uma articulação para tentar manter no Estado as atividades de abastecimento de navios com bunker.

Hoje, esse é feito pela, por meio da sua subsidiária Transpetro, utilizando barcaças que atracam em um píer do Porto de Tubarão, da Vale.

Segundo a Gazeta (ES), o contrato para essa operação não será renovado. A informação é do Sindicato dos Petroleiros do Estado (Sindipetro-ES), que se reuniu com o governador ontem (21), e foi confirmada pela assessoria do governo do Estado.

O sindicato estima que mais de 100 trabalhadores terceirizados devem ser demitidos se, de fato, a Petrobras / Transpetro encerrar suas atividades com bunker no Estado.

Operações

O fim das operações se dará a pedido da Vale, que alegou questões operacionais e disse que já havia estendido o contrato com a Petrobras por mais um ano (ele venceria em 2019) para que fosse encontrada uma solução pela estatal.

Com isso, segundo a petroleira, a partir de 22 de novembro deixará fornecer bunker (óleo combustível marítimo e Marine Gasoil – MGO) para embarcações atracadas nos portos de Vitória, incluindo os terminais de Tubarão, Praia Mole e Vila Velha. Ou seja, o Estado não terá mais abastecimento de navios.

Veja PETR4 na Bolsa: