Guerra na Ucrânia tem mais uma vítima: Elon Musk

Tesla acumula perdas de 40% desde a máxima do ano; chips, níquel, lítio e outras commodities

A guerra entre Rússia e Ucrânia tem mais uma vítima: Elon Musk. O homem mais rico do mundo viu as ações de sua principal empresa, a Tesla (TSLA34) recuarem mais de 40% desde à máxima, impactadas por uma série de fatores, a começar pela baixa quantidade de chips disponíveis no mundo que vem impactando o mercado automotivo mundial desde o ano passado.

Se esse fosse o único problema, a Tesla só teria seus planos “adiados”. O problema é que a questão é mais profunda do que isso: o mercado de carro elétricos tomou uma grande porrada por conta da guerra no leste europeu e as sanções aplicadas à Rússia. Grande produtor de commodities, o maior país do mundo é fortíssimo em alguns metais utilizados nas baterias do carro. E a guerra jogou os preços para as alturas, com a retirada do país das cadeias de suprimento global.

O níquel teve alta de 400%, chegou a ter negociações suspensas e parte do mercado enfrenta problemas, e é um metal muito utilizado em baterias. A Rússia é o maior produtor da commodity, sendo a Nornickel a maior empresa de níquel do mundo. A segunda maior produtora é a Vale (VALE3), mas a demanda supera a atual oferta sem a Rússia.

O lítio, componente central da bateria, dobrou de preço desde o final de ano e está em sua máxima histórica, também impactada pela volatilidade causada pela guerra (que virou uma alta generalizada de commodities), embora a Rússia não seja grande produtora da commodity. Pela primeira vez, as baterias estão ficando mais caras, ao invés de mais baratas.

O que falta para o mercado de automóveis elétricos decolar? Basicamente, um modelo que seja popular e barato. Só que isso está ficando ainda mais difícil.

E isso é um enorme problema para a Tesla (e Musk): os carros elétricos já são muito mais caros que os movidos à gasolina ou diesel. Nos Estados Unidos, um mercado maduro, a diferença de preço entre carros de mesmo tamanho é de 35%. Se os componentes vão ficando ainda mais caros, a tendência é que os carros acompanhem essa tendência e atrapalhe ainda mais a popularização deles. O modelo mais barato da Tesla, o Model 3, teve alta de mais de 18% desde o começo de 2020.

E o atual momento do mercado fez com que Musk adiasse o carro popular que ele havia prometido em 2020 – e se o mercado não voltar ao normal, pode ser que ele tenha que abandonar, de vez, os planos para isso. Para ficar de olho no seu dinheiro, entre nos nossos grupos de WhatsApp e receba notícias do mercado em tempo real, além de materiais, relatórios e outras informações que vão te ajudar a investir melhor e guardar mais dinheiro.

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