A Fitch Ratings elevou o Rating Nacional de Longo Prazo da Eneva (ENEV3) para ‘AAA(bra)’, de ‘AA+(bra)’. A Perspectiva do rating é Estável.
De acordo com a agência de classificação de risco, a ação está apoiada no contínuo fortalecimento do perfil de negócios da ENEV3. A companhia vem mantendo diversificação de ativos e fontes de geração de energia. Houve o incremento de receitas fixas, eficiência para repor reservas de gás, mesmo em cenários de elevado nível de despacho, e menores riscos de construção.
A ENEV3 também deverá fortalecer a escala e a geração operacional de caixa nos próximos anos. A entrada em operação, ainda em 2022, de projetos térmicos Azulão-Jaguatirica e Parnaíba V, além do complexo solar Futura I, também foram avaliados pela Fitch. “Serão reduzidos os níveis de endividamento bruto através de fluxos de caixa livre (FCFs) positivos a partir de 2023”, avaliaram os analistas da Fitch Ratings.
“A classificação reflete o favorável modelo de negócios e a destacada posição da Eneva no segmento de geração termelétrica no Brasil, com contratos de longo prazo para venda de parcela significativa de sua energia e suprimento interno de gás natural, sua principal matéria-prima”, escreveram.
A Fitch argumentou ainda a relevante intensidade de capital de seus negócios e que a companhia incorrerá em um forte ciclo de investimentos em 2022 e 2023 mantendo sua alavancagem líquida abaixo de 4,0 vezes no pico do investimento, em 2022, e inferior a 3,0 vezes a partir de 2023.
“A Eneva (ENEV3) deve preservar forte posição de liquidez e sua elevada flexibilidade financeira, que atuam como importante proteção do crédito”, concluíram.
Ações de energéticas são sempre incluídas nas indicações de casas de análises. Quer saber como? Clica aqui
Comentários estão fechados.