O Google lançou hoje uma página inteiramente dedicada às tendências de busca sobre as eleições deste ano no Brasil. A “Central Google Trends – Eleições 2022” reúne insights e dados em tempo real sobre a disputa eleitoral e também sobre os candidatos à Presidência. Além disso, será possível baixar os dados que compõem as visualizações disponíveis na página.
Para oferecer uma visão mais clara do engajamento gerado pelos candidatos à Presidência na Busca, a central de dados do Google Trends mostra um painel comparativo com o índice de consultas por cada postulante nos últimos sete dias. Ao clicar no ícone de cada um deles, a central direciona para uma página dedicada ao candidato, com informações específicas como: variação de interesse ao longo do tempo, o nível de interesse dividido por estados brasileiros, as principais perguntas que as pessoas fazem sobre os candidatos e os principais termos relacionados. São as palavras que as pessoas digitam junto ao nome do candidato.
É importante lembrar que os dados do Google Trends representam interesse de busca no Google e não indicam intenção de voto.
Além disso, quem acessar a página vai poder conferir o que os brasileiros estão perguntando sobre pesquisas eleitorais, campanhas e propostas, além de dúvidas sobre como votar e outros temas ligados ao processo eleitoral. Por exemplo, a página mostra que, nos últimos sete dias, ao buscar “como votar”, alguns dos termos com maior crescimento são “como votar com o título de eleitor digital” e “como votar nas urnas eletrônicas”.
“Todos os dias, milhões de pessoas usam a pesquisa do Google para buscar informações de qualidade sobre o processo político. Esse conjunto de informações permite apontar tendências e mostrar o comportamento do brasileiro que usa o Google para se informar durante o período eleitoral, abrindo uma nova dimensão de compreensão dessas eleições”, destaca o coordenador do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires.
Acompanhe mais informações no nosso blog
Comentários estão fechados.