Cuidado com as bolhas alimentadas pelas mídias sociais no mercado, diz regulador francês

Robert Ophele, presidente do órgão fiscalizador de mercados da AMF, alertou sobre frenesi

Um aumento no número de investidores de varejo migrando para corretores online durante a pandemia do coronavírus pode criar “bolhas” engendradas pela mídia social, disse na quarta-feira (3) o principal regulador de mercados da França.

Segundo a Reuters, Robert Ophele, presidente do órgão fiscalizador de mercados da AMF da França, disse que o frenesi comercial alimentado por postagens no fórum do Reddit e a alta nos preços do bitcoin mostraram como a tecnologia e as mídias sociais podem trazer “irracionalidade” aos mercados financeiros.

“Clientes com acesso direto ao mercado são bem-vindos, mas levantam questões sobre … novas maneiras de manipular mercados com uma dimensão de mídia social”, disse Ophele em um webinar da Afore Consulting.

Cuidado com as bolhas alimentadas pelas mídias sociais no mercado, diz o regulador francês

Bolhas: caso Game Stop

A batalha entre pequenos investidores e fundos de hedge que abalou os mercados de ações dos Estados Unidos e da Europa na quarta-feira (27) — GameStop — avançou para a Ásia nesta quinta-feira (28), com ações de várias empresas australianas em alta se juntando a uma lista de operações originadas em redes sociais que custaram bilhões de dólares às instituições financeiras.

Segundo a Reuters, ações australianas que tinham grandes posições de “short”, incluindo Webjet e Tassal Group, subiram mais de 5%, mesmo com o índice de referência ASX 200 de Sydney caindo 2%.

Em Nova York, a GameStop, a rede de lojas de videogames no centro da disputa entre Wall Street e Main Street, subiu mais 37% no início das negociações, após acumular alta de 1.700% em duas semanas, o que atingiu fundos que estavam apostando contra a ação.

Bolhas: mercado

Impulsionado por um exército de investidores individuais que negociam os papéis por meio de aplicativos de corretagem online como Robinhood.com e discutem investimentos em fóruns anônimos, o salto dramático no preço das ações de empresas como GameStop, BlackBerry e AMC Corp atraiu muitos pedidos para investigações de autoridades do mercado.

“O frenesi levanta todos os tipos de questões em relação à possível manipulação do mercado”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da corretora de varejo CMC Markets UK.”Já é ilegal que as instituições se coordenem da maneira que se vê atualmente na movimentação dos preços dessas ações, levantando questões sobre a legalidade do que está ocorrendo atualmente nesses fóruns.”

  • Só clique aqui se já for investidor
você pode gostar também

Comentários estão fechados.