COVID-19: Moderna apresenta nova vacina bivalente

Eficaz contra a variante Ômicron

A Moderna  anunciou hoje novos dados clínicos sobre sua vacina candidata a reforço bivalente contra Covid 19, a mRNA- 1273. 214, contendo mRNA- 1273 (Spikevax) e uma vacina candidata visando a variante Ômicron. Uma dose de reforço de 50 μg de mRNA- 1273. 214 atingiu todos os parâmetros pre-especificados, incluindo uma resposta superior de anticorpos neutralizantes (razão média geométrica) contra a variante Ômicron um mês após a administração, quando comparada a vacina original do mRNA- 1273. A dose de reforço de mRNA- 1273. 214 foi geralmente bem tolerada, com efeitos colaterais comparáveis a uma dose de reforço de mRNA- 1273 ao nível de 50 μg de dose.

“Os estudos da vacina mRNA 1273. 214 trazem uma nova perspectiva no combate à Covid 19, sobretudo, confere uma vacina adequada a epidemiologia global. A vacina mostrou-se muito eficaz atingindo altas taxas de anticorpos neutralizantes para as cepas Ômicron e Delta. Temos a expectativa de oferecer ao mercado uma ótima opção para o reforço em paciente já vacinados previamente”, comenta Thiago Barbosa, diretor da unidade de vacinas da Zodiac no Brasil.

Um outro ponto importante demonstrado foi o reforço realizado com 50 μg (metade da dose atual) conferindo um ótimo perfil de tolerabilidade e segurança. Com os dados disponibilizados temos a expectativa que os títulos de anticorpos serão mais duráveis do que a atual vacina mRNA 1273 o que representará um ganho em economia e adesão de pacientes a todos os países, além de facilitar o desenho de incorporações públicas e estratégias de imunização.

“Olhando para estes dados ao lado da durabilidade que vimos com a nossa vacina candidata de reforço bivalente, mRNA- 1273. 211, antecipamos uma proteção mais duradoura contra variantes preocupantes com o mRNA- 1273. 214, tornando-a nossa principal vacina candidata a reforço em 2022. Estamos submetendo nossos dados preliminares e analises as agências reguladoras com a esperança de que o booster bivalente contendo Ômicron esteja disponível no final do verão no hemisfério norte. Em conjunto, nossos candidatos ao reforço bivalente demonstram o poder da plataforma mRNA da Moderna para desenvolver vacinas que atendam as ameaças imediatas e globais a saúde pública”, diz Stephane Bancel, diretor executivo da Moderna.

Se você gostou deste conteúdo e quer continuar por dentro do mundo dos investimentos, não esqueça de clicar aqui

Quer saber mais? Veja no nosso blog

você pode gostar também

Comentários estão fechados.