Braskem (BRKM3) tem prejuízo de R$771 mi

No Brasil a taxa de operação foi inferior ao primeiro trimestre

A Braskem (BRKM3) anunciou o resultado financeiro do segundo trimestre de 2023, com prejuízo líquido de R$771 milhões. No trimestre Ebitda Recorrente foi de R$ 703 milhões.

Segundo o comunicado, os resultados no segundo trimestre continuaram a refletir os impactos do cenário de menor crescimento de demanda global. O maior impacto também na demanda pelos produtos químicos e petroquímicos e os spreads.

A Braskem manteve a forte posição de caixa em R$ 14 bilhões, que garante a cobertura dos vencimentos de dívida nos próximos 74 meses, e o perfil de endividamento alongado.

“Diante do cenário internacional, estamos mantendo o foco na competitividade da Companhia, na higidez financeira e na alocação responsável de capital”, disse Roberto Bischoff, CEO da Braskem.

No Brasil, a taxa de operação foi inferior ao primeiro trimestre em função da menor competitividade atual das centrais petroquímicas que utilizam nafta como matéria prima. Nesse cenário, o volume de vendas de resinas e químicos no trimestre foi 13% inferior quando comparado ao trimestre anterior.

Nos Estados Unidos e na Europa, a taxa média de utilização permaneceu em linha com o primeiro trimestre e o volume de vendas aumentou 30%. O resultado foi influenciado pela maior demanda no mercado americano no período, depois do processo de desestocagem da cadeia durante o primeiro trimestre do ano.

No México, a Braskem apresentou aumento na taxa de utilização de 14 pontos percentuais, impulsionada pelo maior fornecimento de matéria-prima nacional e importada. Com isso, as vendas de polietileno (PE) no México aumentaram 8% no segundo trimestre, quando comparadas ao primeiro.

Na avenida de crescimento de renováveis, houve a conclusão e início das operações do projeto de expansão de 30% da capacidade atual de produção de eteno verde no Rio Grande do Sul.

Por fim, na avenida de crescimento de reciclagem, houve o aumento no portfólio de produtos e segmentos. N segundo trimestre, a Companhia registrou o aumento de 22% nas vendas de resinas com conteúdo reciclado em relação ao primeiro trimestre e de 83% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, o que inclui a aquisição da Wise, concluída no primeiro trimestre do ano.

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