Vale (VALE3 e VALE4) em crise? Ações recuam quase 3% após queda nas vendas do minério de ferro

Segundo relatório, a companhia produziu 89,4 milhões de toneladas de minério de ferro e vendeu 75,9 milhões

Na noite de ontem (19), a companhia Vale (VALE3 e VALE4), maior mineradora do Brasil, divulgou um relatório com os números de produção e venda do minério de ferro.

Entre os meses de julho e setembro, a produção aumentou 18,1% na comparação trimestral. Com isso, a empresa produziu 89.4 milhões de toneladas da matéria-prima, somando 233 milhões no ano. Todavia, os 75,9 milhões vendidos não agradaram o mercado.

Quer saber mais? Então, descubra se resultados da Vale foram positivos ou negativos:

Cenário positivo ou negativo?

De acordo com alguns analistas, a produção do minério de ferro ficou acima das expectativas. No entanto, as vendas vieram um pouco abaixo do esperado, tendo um avanço de apenas 1,4% em relação ao trimestre anterior.

“A adoção de estratégia de preservação de margens sugerida pela companhia não deve se desdobrar, no entanto, em dificuldades para o atingimento da banda mínima do guidance de produção de minério de ferro deste ano”, comentou a Ativa Investimentos.

Após a notícia, as ações da Vale caíram quase 3%, recuando para R$ 76,66. Nos últimos meses, os papéis da mineradora vem sofrendo uma forte queda, arrastando o índice Ibovespa para um de seus piores momentos.

Prédio da Vale

Posicionamento da Vale

Segundo a mineradora, a diferença entre o número de vendas e produção se deve a estratégia “value over volume”. Com isso, a Vale visa reduzir a comercialização de produtos de minério de ferro de alta sílica devido aos preços do mercado internacional, que encontram-se em queda.

Por outro lado, analistas da XP Investimentos (XPBR31) esperam que o volume de minério acumulado para a manutenção dos valores seja revertido no próximo trimestre.