O mercado de ações oferece uma série de possibilidades para quem deseja investir seu dinheiro e ter retorno acima da média, como o Scalping.
E isso não diz respeito apenas a estratégias de longo prazo. Existem outras formas de alcançar rentabilidade na Bolsa de Valores.
É nessa lógica que aparecem operações como o Day Trade, que, inclusive, abarca modalidades específicas.
Basicamente, esta modalidade coloca o investidor diante de oportunidades de retorno ainda mais ágeis como contrapartida a uma exposição maior ao risco. Isso ocorre por se tratar de uma atividade concentrada em curtíssimo espaço de tempo.
Observador
Tecnicamente, o Scalper é alguém que observa a movimentação do mercado, identifica oscilações rápidas e faz dessa ação pontual a sua estratégia na compra e venda de ativos.
A ideia é que suas operações se concentrem no máximo durante um dia, mas com diferentes entradas e saídas que duram apenas alguns segundos. Com um maior volume de negociações curtas, o Scalper tem como ganhar mais dinheiro.
A diferença em relação ao Day Trader tradicional é que, neste caso, o investidor faz uma única operação enquanto o Scalper pode fazer dezenas delas para conseguir uma pontuação igual ou até maior no fim do dia.
O risco na renda variável
É válido destacar que para investir em renda variável é preciso maior tolerância ao risco do que na renda fixa. Consequentemente, isso faz do Scalping, que é uma modalidade de Day Trade, uma ação de altíssimo risco.
O que explica essa característica é a quantidade de transações que o especialista responsável faz ao longo do dia para ter resultados.
Se no Day Trade duas ou no máximo três operações diárias já configuram considerável exposição ao risco em relação a outras abordagens, no caso do Scalper, como isso se multiplica por 30, 40 e até 50 vezes, ele se torna muito maior.
Para atuar nesse tipo de abordagem, obviamente, é recomendável que o Scalper tenha excelente preparo, tanto técnico quanto emocional, para lidar com as situações de estresse naturais ao seu trabalho.
O domínio da análise técnica e do Tape Reading são tidos como essenciais na busca por melhores resultados nesse contexto.
A atuação do Scalper
A necessidade de preparo tem a ver com as práticas mais recorrentes na rotina dos Scalpers. Entre elas está a da alavancagem, técnica comum quando o objetivo do investidor é multiplicar sua rentabilidade em alguma movimentação por meio de endividamento.
Os traders com perfis mais arrojados e maior predisposição ao risco conseguem aumentar seu potencial de ganho de maneira considerável com esta opção.
A questão é que o dia a dia do Scalper é tomado por incertezas. Assim, é preciso que o investidor tenha em mente que o ativo que trouxe um retorno significativo no dia anterior já não é mais o mesmo no dia seguinte, e sempre será necessário recomeçar todo o processo na busca por oportunidades interessantes.
Na prática, a ação do Scalper Trade é observar intenções de compra e venda usando o book de ofertas. Esse é um sistema que apresenta os preços dos ativos, a quantidade deles e os responsáveis pelas ofertas.
Ao fazer um acompanhamento preciso dessas informações e dispondo de conhecimento técnico e de Tape Reading, o Scalping tem como embasar sua tomada de decisão rapidamente e gerar resultados prevendo movimentações na Bolsa.
Com boas técnicas de identificação de períodos de preço, o operador tem como encontrar ativos promissores no pregão e esperar o momento certo para entrar ou então sair dele.
Para tanto, traders mais avançados contam com recursos como plataformas de investimentos direcionadas para esse tipo de operação – o GTrader é um exemplo.
Além disso, é fundamental trabalhar com um plano, executando uma gestão de risco adequada, na qual o tamanho dos lotes é calibrado de acordo com os alvos.
Também é importante praticar no simulador, uma vez que isso permite ganho de experiência para o investidor antes dele assumir o risco no ambiente da Bolsa de Valores.
Comentários estão fechados.