O marketing digital parece correr na velocidade da luz e as empresas sempre atrás de qual é a nova trend, se agora precisa colocar o CEO dançando no TikTok, entrar na conversa no Twitter ou postar loucamente no Instagram.
Fato é, que isso já se reflete nos orçamentos de marketing que, só em 2022, vão significar 9,5% da receita total de uma empresa, de acordo com o Gartner. A consultoria também apurou que, em 70% das companhias ouvidas pretende gastar mais no futuro, apenas o mercado de marketing digital deve atingir US$ 786,2 bilhões até 2026 (no Brasil, no mundo?).
Mas será que a sua empresa está usando a estratégia certa, aquela que vai te trazer mais faturamento? Ou o seu departamento de marketing está correndo em círculos, investindo seu dinheiro em ações que não trarão o retorno esperado?
Segundo a Smart Insights, 45% das companhias não têm uma estratégia de marketing digital claramente definida – e isso pode ser um reflexo da liderança.
Você está atrás da última trend e solicitando que o seu marketing corra atrás ou você está atrás de uma estratégia a longo prazo com alta adaptabilidade?
As organizações tiveram que se adaptar rapidamente para permanecerem não apenas à frente da concorrência, mas também relevantes em um mercado sempre volátil. Você sabe bem disso.
E, para completar o cenário, o perfil do consumidor também se transformou. As redes sociais deram voz a todos e o marketing digital não se trata mais de defender apenas os interesses da empresa e o que ela quer vender. A sensação de entrar em uma rede social é a de entrar em um lugar cheio de gente, muito barulhento, onde todos querem falar e ter atenção ao mesmo tempo.
Então, a questão é bem mais embaixo. O seu cliente só compra os seus produtos depois que é estimulado, quando escuta ou lê palavras que despertam seu desejo. Porém, é bem grande a chance de que essas palavras não conectem verdadeiramente com o desejo e as necessidades do seu cliente, fazendo com que você desperdice dinheiro. E eu vou te contar porque a sua mensagem não conecta e você não vende
A comunicação clara e simples é a chave. E a estrutura certa pode ser capaz de transformar profundamente a forma como os produtos e/ou serviços são posicionados, inovando como sua organização faz negócios.
O cérebro do ser humano é projetado para fazer duas coisas: 1) sobreviver e prosperar, e 2) conservar calorias. E esses instintos, aplicados no marketing digital, são atendidos de uma maneira que o que a sua marca oferece precisa ajudar as pessoas a sobreviverem e a prosperar, seja aumentando sua renda, seu status social, economizando dinheiro, etc. E também de uma maneira simples, para que o cérebro não queime muitas calorias para entender o que você oferece.
Não importa o trend da dancinha, ou qual é a rede social ou ferramenta SaaS de última geração. O que importa é a mensagem clara e simples que você vai transmitir nesses canais.
E de que maneira isso pode se concretizar? Contando uma história que se foque no consumidor, não na sua empresa. Que seja simples, sem distrações, para que a atenção continue focada.
É seguindo esses preceitos que a StoryBrand foi criada, sendo um framework com 7 princípios que esclarece a sua mensagem e, quando bem contada, faz o cliente te escutar e converter em vendas.
1- Desperte um desejo: em primeiro lugar, defina o que pode despertar um desejo no seu cliente. É o que vai deixá-lo animado e curioso, significando um problema a ser resolvido pelo herói dentro dessa história.
2- Nunca deixe de focar no problema: a partir do momento que o problema que ele tem não é mais o foco, esse cliente deixa de prestar atenção e a história não tem mais graça.
3- O cliente é o herói: sua marca tocou o cliente, despertando um desejo que ele tem. Você e a sua marca devem ser o guia, que o ajudará a encontrar um caminho e resolver esse problema.
4- Ofereça um plano: os clientes precisam ser guiados nessa jornada. E o papel da sua empresa é mostrar passos simples e seguros que podem ser dados para que o problema seja resolvido e o negócio feito.
5- Estimule a ação: é dever do guia chamar o herói para a ação. Não importa o tipo de comunicação, ela deve ter apelos claros com compre agora; agende uma reunião.
6- Dê um gostinho: O cliente quer saber como será a sua vida ao usar o produto ou serviço. Mostre os benefícios, faça com que ele se encante com a ideia de ter os benefícios desejados.
7- Mostre as consequências: assim como é importante mostrar tudo de bom que virá com a compra, o consumidor também precisa saber os riscos que corre ao não fechar negócio.
Vender é muito mais do que apenas anunciar. É uma jornada que leva ao sucesso ou ao fracasso O consumidor precisa ser envolvido, encantado, se sentir parte de algo. Até quando você continuará a fazer marketing digital da maneira errada?
* Alicia Hultmann é a única Guia Certificada StoryBrand no Brasil
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