As receitas totais da StoneCo (Nasdaq: STNE) ficaram em R$ 2,07 bilhões no primeiro trimestre de 2022, avanço de 138,6% sobre igual período do ano passado. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (02/06).
Já o lucro líquido ajustado no primeiro trimestre foi de R$ 132,2 milhões, cerca de quatro vezes maior que o reportado no quarto trimestre do ano passado, de R$ 33,7 milhões.
O valor superou o guidance que a companhia havia passado ao mercado, de R$ 1,85 a 1,90 bilhão, devido ao aumento de 107,8% nas receitas da plataforma de serviços financeiros para R$ 1,7 bilhão no período, e de 955,6% na plataforma de software, que reportou receita de R$ 326,6 milhões no 1T22.
O EBT Ajustado também apresentou crescimento expressivo no primeiro trimestre, crescendo de R$17,2 milhões no quarto trimestre para R$163,1 milhões no primeiro trimestre de 2022. O desempenho positivo se deve a uma combinação de forte aumento de receita total, a despeito da sazonalidade, e um controle efetivo de custos e despesas.
“As iniciativas de precificação implementadas a partir do quarto trimestre ganharam tração e conseguimos elevar a qualidade da base de clientes. Estamos num momento de inflexão da companhia, com melhora significativa na rentabilidade”, afirma Thiago Piau, CEO da Stone.
Pela primeira vez, a companhia está reportando os resultados de seus negócios de Serviços Financeiros e Software separadamente. “Essa separação está alinhada à forma como estamos conduzindo nossa estratégia de negócios e oferece maior clareza e transparência sobre a nossa performance em cada segmento”, conclui.
A Stone registrou aumento no volume total de pagamentos (TPV) de 63,1% no primeiro trimestre do ano, para R$ 83,2 bilhões, com destaque para o segmento de micro, pequenas e médias empresas (MPME) que avançou 93,3% no primeiro trimestre, acelerando o crescimento contra o trimestre anterior. O resultado é consequência do aumento da base de clientes, que chegou a 1,9 milhões de usuários no 1T22 e do aumento médio de TPV por cliente do mesmo segmento. Já o take rate para o segmento de MPME subiu de 1,71% para 2,06% no trimestre.
Expectativa:
A Stone espera manter no segundo trimestre o cenário de crescimento observado nos primeiros três meses do ano.
A receita total atinja entre R$ 2,15 bilhões e R$ 2,2 bilhões no 2T22, crescimento de 148% a 154%, na comparação com 2T21 (pró-forma para Linx);
O TPV das MPME fique entre R$ 67 bilhões e R$ 68 bilhões no 2T22, crescendo 71% a 73% em relação ao ano anterior;
A empresa continue com crescimento de lucro antes dos impostos em bases comparáveis, de R$163 milhões de EBT ajustado para R$185 milhões antes de despesas financeiras do bond ou de R$82 milhões para acima de R$90
milhões considerando as despesas do bond.
Novo CTO, Head de crédito e investimento em pessoas
A Stone tem investido continuamente em pessoas para continuar evoluindo o negócio, melhorar sua governança e atingir níveis ainda mais altos de eficiência. Nesse sentido, a empresa anuncia que irá fortalecer seu time com Marcus Fontoura, que tem passagens por Microsoft, Google, Yahoo e IBM, e que assume o cargo de Chief Technology Officer (CTO).
Outra nova liderança anunciada pela companhia é Thomas Gregor, que iniciará em breve como Head de Crédito. Atualmente em período de transição (garden leave), Gregor assumirá a posição no segundo semestre. Ele tem mais de 30 anos de experiência em serviços financeiros e foi diretor de Riscos de pequenas e médias empresas no Santander Brasil, tendo mais de 15 anos de experiência em crédito.
Para a Divisão de Software, a empresa apontou Osmar Castellani como VP de Finanças. O executivo tem longa experiência em Investiment Banking, tendo passagens pelo Goldman Sachs e Credit Suisse.
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